Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Colaboradores » Acauã Produções Culturais

Colaboradores

Acauã Produções Culturais

APARECIDA - PB
Cadastrado em: 13/08/2008

A Acauã Produções Culturais foi fundada no dia 01 de dezembro de 1990. Até aqui, foram 17 anos de intensa produção cultural que nasceu no teatro e enveredou pela música, literatura, artes plásticas, comunicação e audiovisual.

Ao longo desses anos, a APC montou seis espetáculos teatrais: Rangel o filho da Puta (1991); Lucidez Psicossomática (1992); O Princípio de Arquimedes (1994); O Último Conto (1996); O Castigo do Santo (2000) e Uma Mulher para dois maridos (2008); Participou de vários festivais musicais sendo premiado em vários deles, com destaque para o: 17º Festival Regional da Canção de Cajazeiras (1991); I Festival de Música da ASFITA, em Itaporanga (1993); 5º FESTCAM, em Catolé do Rocha (2002); I FESTSERCAN em Sousa (2002); I CEFEST, em João Pessoa (2004) e II CEFEST em João Pessoa (2006); Na literatura, além da participação e premiação em vários concursos e festivais em nível nacional, a APC se destaca pela realização do FESERP – Festival Sertanejo de Poesia, prêmio Augusto dos Anjos, evento considerado um dos maiores do gênero no Norte/Nordeste e que chega este ano a sua décima quarta edição; Ainda na literatura, o grupo é responsável pela publicação de seis livros: Quatro Antologias Poéticas do FESERP (1996, 2000, 2003 e 2005); uma Coletânea de Poesia Rimas do Sertão (1999), ambos sob a organização de Laercio Ferreira Filho e a Cartilha Aparecida um canto na Paraíba (2001), de Alvanira Azevêdo e Laercio Filho. A Acauã Produções foi uma das pioneiras no sertão da Paraíba, na luta em defesa da democratização dos meios de comunicação, com a instalação da Rádio Comunitária Acauã FM em 1998.

Hoje, a emissora se encontra autorizada pela ANATEL com outorga do Ministério das Comunicações, a mesma mantém diariamente uma programação voltada para a valorização das raízes da cultura nacional. Em 2004 após a seleção de Laercio Filho no programa Revelando os Brasis do Ministério da Cultura, a ONG passou a trabalhar com o audiovisual e participou diretamente das produções: Memória Bendita de Laercio Filho (vídeo documentário que registra as novenas centenárias de São João Batista, na Várzea do Cantinho). o premiado vídeo Manoel Inácio & e a Música do começo do Mundo, de Leonardo Alves (vídeo-documentário que conta a história do Sr. Manoel Inácio líder da Banda Cabaçal “Os Inácios” da cidade de Cajazeiras) e O Apóstolo do Sertão de Laercio Filho (documentário que registra os feitos do Dr. Ferreira, um dos maiores empreendedores do Sertão paraibano no início do século passado) Nos últimos anos, a Acauã Produções vem conseguindo aprovar e desenvolver vários projetos artístico-culturais através das leis de incentivo à cultura, a exemplo do FNC – Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, do Programa BNB Cultural e Centro Cultural BNB do Banco do Nordeste do Brasil e do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Este ano estamos diretamente à frente dos seguintes projetos: Toadas Nordestinas (Centro Cultural BNB de Sousa); Catálogo Cultural do Sertão em CD-ROM (Programa BNB de Cultura); Pesquisa preliminar sobre as Bandas Cabaçais do Sertão (IPHAN); Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan (IPHAN/MINC); Ponto de Cultura Casa da Cultura (MINC); Cine Clube Chales Chaplin (Programadora Brasil/MINC/IEPF); Acauã FM Comunitária e XIV FESERP.

Imagem do colaborador: Acauã Produções Culturais

Conteúdos aprovados

Lista deAutores vinculados a este colaborador

Lista de Contatos

  • Telefone: 83 3543.1057
  • Telefone: 83 3543.1057
  • Endereço: Rua João Benedito de Sousa, 22, Acauã FM, , Centro - APARECIDA-PB
Entre em contato
Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo