Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » Comunicação e Ambivalência

Textos

Comunicação e Ambivalência

Comunicação e Ambivalência

As rádios comunitárias representam o lado frágil na injusta guerra ideológica, onde a media grande se dispunha do melhor arsenal com condições apropriadas à comunicação, e artilharia pesada donde se projeta à informação. Em excesso para confundir, subtraída para despistar e negada para impedir o confronto face a face.

Trabalhar, ou abordar o assunto representa, com inúmeras dificuldades, um ato necessário (e possível) de resistência ao império da mídia, que, paradoxalmente, afirma representar a sociedade. Pergunto: qual sociedade, a real ou a fictícia? Meios de comunicação de massa ou meios de comunicação para a massa?

Muitas perguntas perturbam a quem se propõe conhecer os bastidores da comunicação, a entender as relações sólidas entre o Estado e media e as representações fictícias destes com a sociedade. Promiscuidades que destinam instrumentos sociais e públicos - o rádio, por exemplo, poderia ser empregado à educação e ao melhoramento das relações humanas e democráticas - à instrumentalização privada da “guerra de um pensamento só”, que ao comando dos senhores da imprensa assumem o papel de assessoria, dando vez e voz a um seleto grupo social; a elite. Em função do jogo de interesses e da permanência na hegemonia blinda a esfera pública com a conivência do Estado, que ignora as vozes que ecoam na multidão.

As rádios comunitárias, participativas e populares são ferramentas que contrapõem a essa lógica e alimentam a luta pela mudança da postura do Estado e dos grandes meios frente à necessidade de uma outra comunicação democrática e participativa. Em que sejam pautadas “as verdades diante das verdades e as realidades às realidades concretas”, permitindo que a sociedade faça parte da narrativa de suas próprias histórias.

Documentos anexados

Visualizações: 868
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Esse conteúdo foi criado por:
Autorizado por:

Na quebrada em 09.12.2007 às 14h26

Direitos Autorais:
Todos direitos reservados (Copyright) Todos direitos reservados
Este Conteúdo faz parte dos canais:

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo