Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Imagens » Fotografia Still das gravações do Projeto Pontos Extremos

Imagens

Fotografia Still das gravações do Projeto Pontos Extremos

Crédito: Luciano Lener -
Próxima
Imagem 1 de 16
Álvaro Tukano, Doéthiro por Luciano Lener
Visualizações: 1.728
Gostou?! Então vote!
  • 3 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Descrição:

O projeto Pontos Extremos foi contemplado com o prêmio de produção de documentários em pontos de cultura do Lab Cultura Viva (Eco/UFRJ). Este projeto, cujo tema central é Relações de Fronteiras: Culturas Tradicionais, Cibercultura e Multiculturalismo - Ações em Rede nos Pontos de Cultura nos extremos do Brasil, pretende retratar a experiência política e afetiva de pontos de cultura indígenas situados próximos às linhas de fronteira do Brasil com a Colômbia e Venezuela, a partir do Centro Cultural Digital da Aldeia Balaio, Município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro.

O Coletivo Soylocoporti / Pontão de Cultura Kuai Tema atua fortemente
com ações afetivas e políticas de Comunicação e Cultura, com dedicação
especial para a formulação e a defesa de políticas públicas e direitos humanos
de povos e comunidades tradicionais, movimentos sociais e manifestações das
culturas populares. Atuando com comunicação inter-mídias digitais, seja no desenvolvimento e manutenção de portais e websites, seja na produção de vídeos documentários e reportagens, buscamos continuamente estabelecer experiências de comunicação compartilhada com as comunidades de contato, segundo os princípios da reciprocidade e da dádiva entre os povos, por uma Cultura de Paz.
No território indígena do Balaio, o povo tukano aguarda a expansão da rede de energia elétrica e a chegada das antenas Gesac para colocar em operação as ações de registro e documentação da cultura e de seus ritos sagrados e ancestrais, utilizando os computadores e as ferramentas da Cultura Digital.
Álvaro Tukano, uma das principais lideranças indígenas do Rio Negro vive estrategicamente com toda a família em Brasília, Distrito Federal, atuando para que os direitos de cidadania cultural de seu povo sejam plenamente conquistados.
O primeiro episódio do documentário Pontos Extremos foi filmado durante a exposição Séculos Indígenas do Brasil no Memorial dos Povos Indígenas em Brasília.
Still por Luciano Laner.

Autorizado por:

Pontão de Cultura Kuai Tema em 03.09.2011 às 23h11

Direitos Autorais:
Este Conteúdo faz parte dos canais:

Este conteúdo tem 1 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

  1. Lúcia de Fátima S.H. comentou:
    em 18.04.2012 às 22:16

    Conheci Álvaro Tucano na Fundação Gaia em Pantano Grande no Rio Grande do Sul, fiquei encantada com seu conhecimente e com sua simpatia. Seu Livro DOÉTIRO e os Séculos Indígenas no Brasil, nos instiga a viajar por um Brasil quase descolnhecido da maioria dos brasileiros mas, de uma incrível riqueza cultural. Grande homem Àlvaro Tucano com sua saga.
    Sou Diretora de Escola e, nesta semana que nos faz lembrar o povo indígena de nosso Brasil, não poderia deixar de fazer uma releitura desta magnífica obra.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo