Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » 12a. MOSTRA DE CIENEMA E DIREITOS HUMANOS

Jornal iTEIA

16.11.2018 - 17h11

12a. MOSTRA DE CIENEMA E DIREITOS HUMANOS

Cris Alves - Iteia.Net

ampliar Coordenação Nacional da Mostra
Card do evento

A mostra de Cinema e Direitos Humanos, criada em 2006 pela então Secretaria Especial de Direitos Humanos, é uma ação estratégica de promoção da educação e da cultura em Direitos Humanos.  É uma prática de educação fundamentada no reconhecimento da linguagem cinematográfica como instrumento efetivo na sensibilização para temas de Direitos Humanos. Tem sido um espaço de reflexão sobre ideais de liberdade e de igualdade e sobre a luta por direitos.


Nas primeiras edições aconteceu em seis cidades brasileiras. A cada ano, o projeto vem sendo ampliado. Nas ultimas edições conseguiu chegar em todas as capitais brasileiras - "e alcançou na sua difusão um número significiativo de exibições em diversos pontos nos municipios brasileiros destacando-se  o estado da Bahia onde os pontos exibidores aumentaram em maior índice  nas  ultumas mostras consecutivas". Vale ressaltar e lembrar aos frequentadores e apoiadores o especial momento da 9a. Mostra que trouxe por ocasião dos 50 anos do Golpe Militar, onde inaugurou uma etapa da história marcada por sistemáticas violações de Direitos Humanos no país, teve como temática o "Direito a Memória e Verdade". Com intuito de reafirmar o repúdio aos abusos cometidos no período, e assim evitar a repetição e de rememorar a heróica resistência de quem lutou pela democracia.  Fonte: Página do site CTAV/Minc; Catálogo da (a. Mostra Cinema e Direitos Humanos No Hemisferio Sul - 2014.


"Nesta edição, terá como tema os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos" 


Surpreende ou não o Brasil num verdadeiro estado de exseção onde paira "nuvens obscuras" de um retrocesso sócio politico e educacional que parece "desescrever a referida Declaração Universal dos Direitos Humanos colocando em risco os direitos humanos e até o maior direito hemano que é a vida do cidadão. Que seja dada a oportunidade de nos abastecermos para as lutas que virão de agora por diante demonstrando estar muito mais instrumentalizada. 


O Iteia.Net mais uma vez coloca-se a disposição para apoiar na divulgação e articulação dos demais pontos exibidores da Mostra. 


Quando:  dia 22  ocorreu a bertura  e permanecerá  até o dia 27 de novembro de 2018. 


Onde: Sala Walter da Silveira - Complexo Cultural da Bibliotéca Pública do Estado da Bahia/FPC


Horário: A partir das 8:30 manhã,  às 13 sessões vespertinas e a noite a partir das 18h00. 


             Sessões  seguidas de mesas de debates. 


 

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo