Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » BATATINHA O POETA DO SAMBA

Jornal iTEIA

28.08.2017 - 20h15

BATATINHA O POETA DO SAMBA

Cris Alves enviado por Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador

ampliar Centro de Cultura da Câmara de Salvador
Cartaz do curta cinema

Dia 29 de agosto de 2017, por iniciativa do gestor legislativo do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, ver. Odiosvaldo Vigas, um dos mais importantes sambistas do Brasil, o baiano Oscar da Penha, o Batatinha, será homenageado no mês do seu aniversário. 


Nascido em 5 de agosto de 1924, a importância histórica de Batatinha como poeta e cancioneiro brasileiro será relembrada através do projeto Curta Cinema, do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, com a exibição do excelente longa "Batatinha - O Poeta do Samba", dirigido por Marcelo Rabello.


O documentário recupera, em belas imagens, a trajetória e a ambiência vivida por Oscar da Penha.


Rabello como diretor e roteirista, fez de Batatinha a estrela maior do seu próprio documentário, conseguindo relatos comoventes da gente que viveu o tempo todo com ele e que endossam o seu talento submetido ao provincianismo da Salvador de outrora. O filme já participou de diversos festivais de cinema sendo premiado em vários, a exemplo:  V Panorama Internacional Coisa de Cinema - Salvador BA-Março/09 - Prêmio de Melhor Longa Metragem - Júri Popular; 13o. Festival do Filme Documentário e Etnográfico (forumdoc.bh.2009) - Belo Horizonte/MG - novembro/09 - Menção Honrosa do Júri; 14a. Mostra Internacional do Filme Etnográfico - Rio de Janeiro/RJ - Dezembro/09 - Prêmio da ABDeC - Melhor Produção Cultural Cinematográfica, entre outros.


Após a exibição do filme, teremos um bate papo mediado pelo Vereador Odiosvaldo Vigas, com Marcelo Rabello, e três filhos de Batatinha: Arthur Emilio dos Santos Penha, Joseval dos Santos Penha e Antonio dos Santos Penha. A família Batatinha, através da Associação Casa de Batatinha, fundada em 2007, mantém viva a memória do poeta, levando para todas as gerações a história do samba baiano. Em seguida encerraremos com uma apresentação indispensável do samba de Batatinha, em voz e violão. Samba lamento do poeta que fez história na Bahia e no mundo.


Serviço:


O Que: Curta Cinema "Batatinha, O Poeta do Samba"


Quando: 29/08/2017


Hora: a partir das 16 horas


Onde: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. Praça Municipal, S/No. subsolo Lateral da Prefeitura


Contato: 3320-0324


Entrada Franca.


 

Publicado por: Condomínio Cultural em 28.08.2017 às 20h10
Tags: curta cinema bahia brasil samba da bahia samba cul
Canais: Cinema

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo