Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Circuito reúne mestres e artistas da Cultura Popular no Vale do Capão

Jornal iTEIA

03.04.2017 - 12h28

Circuito reúne mestres e artistas da Cultura Popular no Vale do Capão

Por Circo do Capão

ampliar Circo do Capão
Samba de Roda de Dona Dalva - Cachoeira/BA

Uma grande festa da Cultura Popular da Bahia e de Pernambuco. Aprendizado, respeito, valorização, afirmação da nossa identidade e muita brincadeira,  assim se resume a primeira edição do Circuito de Arte e Cultura Popular do Vale do Capão – Conexão Bahia Pernambuco. Uma realização do Circo do Capão, o evento reuniu mestres, artistas e brincantes da Cultura Popular dos dois estados, por meio de uma programação rica e diversificada, que agitou e mobilizou o Vale do Capão entre os dias 31 de março e 02 de abril de 2017.


Durante os dois dias ocorreram exposições, feira de economia solidária e oficinas diversas: de samba de caboclo, samba de cocô, danças brasileiras, zabumba, pandeiro, percussão corporal, ritmo e corporalidade, artes visuais e confecção de bonecos. As oficinas, realizadas pelos mestres e artistas convidados, contaram com uma boa participação de estudantes, moradores e visitantes do Vale do Capão, que ao aprenderem os conhecimentos relacionados a essas manifestações culturais, se tornaram agentes para a sua disseminação e fortalecimento. A programação musical movimentou as noites do Circuito e reuniu grandes nomes da Cultura Popular brasileira, além de artistas locais, que tem os seus trabalhos inspirados neste universo brincante. Na sexta feira, a festa começou com a apresentação do Baile Pastoril do Deus Menino, que teve a direção de Loy Andrade, e dos grupos locais  Bando Passarim no Pé do Ouvido e Raízes Brasileiras. Depois foi a vez do grupo Viola de Arame apresentar a sua arte, uma composição de cordas que passeia entre o tradicional e o contemporâneo, desse instrumento que é um dos mais representativos da nossa cultura sertaneja. A primeira noite do circuito teve o fechamento do Mestre Aurino da Sanfona de 8 baixos, da comunidade quilombola do Remanso, município de Lençóis, com um forró Pé de Serra contagiante, que botou todo mundo pra dançar coladinho sob a lona do circo.


A noite de sábado começou com uma Roda de Conversa, na qual Dona Chica convidou os mestres a compartilharem um pouco dos seus conhecimentos com o público presente. Na sequência, todos foram surpreendidos e tocados com a beleza e a delicadeza do Teatro de Bonecos de Sombra, do casal de Olinda, Habib Zahra e Valeria Souto, que também fizeram o lançamento do seu último livro, O dia em que a morte sambou. Depois foi muito samba, que começou com o Samba de Roda de Dona Dalva Damiana de Cachoeira e contou com o encerramento da Sambada de Cocô do Grupo Bongar do Terreiro de Xambá de Olinda, que elevou a temperatura do local, sob a regência do que há de mais rico na nossa cultura. Para fechar a primeira edição do Circuito, no domingo, um cortejo com os mestres e artistas convidados, percorreu as ruas do Capão e culminou com uma grande roda de samba no centro da Vila.


Para Maryanne Galinski, idealizadora e coordenadora do evento, “O Circuito Cultural, além de promover o entretenimento de moradores e visitantes do Vale, contribuí de forma significativa para o reconhecimento e para a valorização da nossa cultura, que é fruto da rica mistura de elementos africanos, indígenas e europeus. A nossa intenção é resgatar e fortalecer a cultura do brincante, para todas as idades.” O Circuito de Arte e Cultura Popular tem o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura. As próximas edições do evento ocorrerão nos últimos finais de semana dos meses de abril e de maio e contarão com a presença de grandes nomes da nossa Cultura Popular. A entrada é gratuita e todos estão convidados a participar!

Publicado por: yuribw em 03.04.2017 às 12h28
Tags: cultura polular, circo do capão, vale do capão
Canais: Culturas Populares

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo