Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Evento em Brasília promove o encontro entre rap e cultura popular

Jornal iTEIA

13.11.2014 - 11h09

Evento em Brasília promove o encontro entre rap e cultura popular

Em novembro e dezembro, mais de 20 atrações se encontrarão shows, oficinas e rodas de prosa

Keyane Dias

ampliar Divulgação

O mamulengo, o repente e o rap são três manifestações populares presentes no Brasil. Apesar de origens distintas, essas linguagens artísticas carregam semelhanças que se conectam no jogo de palavras, na musicalidade e em abordagens de crítica social. Para celebrar essa fusão de diversidades, a 2ª edição do projeto Mamulengo de RAPente vai unir duplas de repentistas, rappers e grupos de mamulengo em três encontros, durante o mês de novembro e dezembro.

A programação começa no Mercado Sul de Taguatinga, no dia 22 de novembro. Depois, segue para Casa do Cantador (Ceilândia), no dia 28, e finaliza na Funarte, no dia 14 de dezembro. Serão mais de 20 convidados, que se revezarão em shows, oficinas e rodas de prosa. Entre as atrações estão Mamulengo Fuzuê, Rapadura Xique-Chico, Japão [Viela 17], Mamulengo Presepada, Chico de Assis e João Santana, Chinelo de Couro, Lília Diniz, Markão Aborígine, entre outras.

As oficinas também vão contemplar todas as vertentes: iniciação ao grafite, discotecagem, confecção de bonecos de mamulengo, cordel, entre outras. Cada encontro terá ainda Praça de Alimentação e Mini-Feira com exposição e venda de camisetas, CDs, DVDs, artesanatos, instrumentos musicais, cordéis e livros produzidos pelos artistas participantes.


Diálogos culturais
Indo além da musicalidade, o projeto Mamulengo de RAPente põe em pauta discussões coletivas entre artistas, produtores e agentes culturais. Os diálogos serão realizados e documentados em três rodas de prosa, com o tema: Identidade, Novos Rumos, Parcerias e Sustentabilidade – Cultura Popular e Movimento Hip Hop. As discussões nas rodas de prosa vão se desdobrar no futuro lançamento da Revista Fuzuê.


Sobre o projeto
A primeira edição do projeto Mamulengo de RAPente aconteceu no ano de 2011, em escolas da rede pública do Distrito Federal. Foi realizada pelo grupo Mamulengo Fuzuê, em parceria com o rapper RAPadura Xique-Chico e com participação de repentistas da Casa do Cantador. Em 2014, Mamulengo de RAPente retorna em novo formato, nos espaços culturais do DF, para proporcionar um maior alcance da interação saudável entre o público do mamulengo, do rap e do repente. O projeto tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura.

Vídeo da 1ª edição:
https://vimeo.com/63778968
Informações completas: mamulengofuzue.com.br

SERVIÇO - II Mamulengo de RAPente

Quando?

22 de novembro – Mercado Sul (Taguatinga Sul)
28 de novembro – Casa do Cantador (Ceilândia)
14 de dezembro – Funarte
Quanto? Entrada franca
Informações: 61 9293.6547


.

Publicado por: Keyane Dias em 13.11.2014 às 11h31
Tags: cultura popular, mamulengo, rap, brasília, repente
Canais: Cultura Popular

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo