Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » In Vitro Rio – Mario Fraga

Jornal iTEIA

01.02.2019 - 01h14

In Vitro Rio – Mario Fraga

Unindo arte e tecnologia, a obra será instalada em espaço público no Rio de Janeiro em 2019

Chandra Santos

ampliar Divulgação


Está em fase de execução na cidade do Rio de Janeiro o projeto de Arte Pública “In Vitro Rio – Mario Fraga, onde o artista retorna à pintura no interior de grandes vidros laminados. Trata-se de uma instalação pictórica do pintor e arquiteto Mario Fraga, formada por  40 módulos de vidro laminados de 3,20 metros de comprimento por 1,20 de largura cada peça. Mario Fraga trabalha com pintura e materiais não convencionais e possui obras em espaços públicos, coleções e galerias. Já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior  Desde 1989, o artista se dedica à pesquisa In Vitro, técnica desenvolvida em parceria com a Pilkington Brasil (Blindex) e agora com a empresa Vitral. 


Unindo arte e tecnologia, a obra será instalada em espaço público no Rio de Janeiro em 2019. O conjunto desenha no espaço uma perspectiva sinuosa de pinturas justapostas. O trabalho propõe um olhar espacial integrando à arquitetura do lugar, uma gama de transparências, reflexos e superposição de cores, nuances que criam atmosferas nos ambientes de passagem, onde o ir e vir das pessoas interage com a cinética da obra, transformando no espaço e no tempo, cores e formas.


Outros trabalhos com a técnica de vidros laminados pintados à mão foram expostos  no MAM Rio em 1991, e em 1992, no MASP. Há obras em locais públicos, como no hotel AFPESP, no Guarujá, na Galeria Fórum de Ipanema, no Rio de Janeiro, e, desde 2002, na Estação Anhangabaú, na capital paulista, quando o artista fez parte do projeto Arte no Metrô.


Estão previstas visitas guiadas à obra, bem como oficinas e palestras gratuitas  em escolas públicas. O site do projeto já está disponível ao público com todas as informações: www.invitro-mariofraga.com


Aprovado na Lei Rouanet por meio da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, o projeto propõe levar ao público uma arte aberta e participativa, onde os visitantes integram-se à obra.


Publicado por: Chandra Santos em 01.02.2019 às 01h15
Tags: lei rouanet, in vitro, mario fraga
Canais: Artes Plásticas

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo