Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Pontão Ganesha acompanha de perto programação do FST

Jornal iTEIA

25.01.2012 - 13h15

Pontão Ganesha acompanha de perto programação do FST

Pontão Ganesha

ampliar Logo

A partir desta terça-feira (24/01), acontece em Porto Alegre o Fórum Social Mundial (FSM), evento que chega à sua 12ª edição, trazendo, a cada ano, inovações em sua configuração.Isso sem perder sua estreita ligação com conceitos relacionados à pluralidade, diversidade, articulação e descentralização.

Em 2012, um novo evento toma corpo dentro do FSM: o Fórum Social Temático (FST), evento que se insere no processo iniciado em 2001, na primeira edição do encontro mundial. O FST 2012 se propõe ser um espaço de debates preparatórios para a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro, e abre espaços para discussões a respeito do tema “Crise Capitalista e Justiça Social e Ambiental”.

De acordo com Thiago Skárnio, coordenador do Pontão Ganesha de Cultura Digital, a principal pauta que o FST vai proporcionar diz respeito à questão dos protocolos para a a integração e diálogo das muitas redes que operam em torno da cultura e do ativismo, no Brasil e no mundo. “Esses protocolos não envolvem apenas ferramentas tecnológicas, mas a pactuação entre as diversas agendas. E este assunto será debatido entre vários atores presentes no FST, seja nos encontros do Programa Cultura Viva, nas atividades da Rede Ciranda, no Conexões Globais e no Fórum de Mídia Livre”, complementa.

Esses eventos, aliás, serão acompanhados e registrados pelo Pontão Ganesha, diretamente de Porto Alegre.
Amanhã, por exemplo, acontece em Canoas o I Encontro Internacional de Pontos de Cultura, que terá informações disponíveis pelo Twitter e site do Ganesha.

Conexões Globais 2.0 e III Fórum de Mídia Livre

Esses dois eventos compartilharão o espaço da Casa de Cultura Mário Quintana, no centro de Porto Alegre, e devem reunir um público formado por usuários e desenvolvedores de software livre, além de ativistas da comunicação.

Enquanto o Fórum (27 e 28 de janeiro) promoverá o debate conceitual e político e a apresentação de propostas para uma comunicação democrática, o Conexões Globais (de 25 a 28 de janeiro) é um evento dedicado a oficinas e práticas de comunicação com uso de internet, através de painéis e webconferências.

A Marcha de Abertura será transmitida pelo Conexões Globais, a partir das 15h00 (link disponível no site do Pontão Ganesha, a aprtir das 14h30).

Rede Ciranda
A Rede Ciranda nasceu em 2001, junto com a primeira edição do FSM. Foi uma inciativa colaborativa de cobertura e acompanhamento do evento, que agregou mídias e articulistas independentes, e desde então consolidou-se como um espaço de diálogo comum de novas experiências compartilhadas, reunindo jornalistas e comunicadores sociais que compartilham com as propostas de comunicação independente e alternativa.

Ano após ano, a Ciranda tem tornado efetivo um trabalho conjunto e compartilhado de informações e propostas de comunicação durante as edições do FSM, e na quarta-feira (25/01), promove o encontro “Princípios para uma Rede Social do FSM”. O evento acontece das 15h00 às 16h00, no Instituto de Educação Flores da Cunha, na Avenida Osvaldo Aranha (bairro Farroupilha).

Além desses, outros eventos relacionados à comunicação, cultura digital e Programa Cultura Viva também serão acompanhados pelo Pontão Ganesha, que divulgará, todas as manhãs a programação prevista para o dia.
FONTE: Pontão Ganesha - de Porto Alegre

Publicado por: Vivian Camargo em 24.01.2012 às 17h31
Tags: fst
Canais: Cultura Digital

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo