Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » PROJETO GARIMPO NO PROGRAMA EMPREENDEDORES CRIATIVOS

Jornal iTEIA

05.10.2011 - 12h02

PROJETO GARIMPO NO PROGRAMA EMPREENDEDORES CRIATIVOS

MODA NO NE

Germana Uchoa

ampliar empreendedores criativos
empreendedores criativos

Saiu a lista dos sete Empreendedores Criativos, que participarão do primeiro reality show colaborativo do Brasil. Coube à Comissão Autônoma de Seleção, formada por Erick Krulikovski, da empresa Setor i, Gustavo Seraphim, do Cemec, Luiz Delboux, da Oople e Valdir Afonso, da Rodamoinho, empresas parceiras do programa, reunida no sábado passado, dia 24 de setembro de 2011, a escolha dos participantes.
Foram 132 inscritos das mais diversas áreas de atuação, todos com empreendimentos que fogem ao convencional e buscam fortalecer seu espaço nas novas possibilidades da Economia Criativa. “A escolha, de tão difícil, não foi consensual. Criamos pontuações diante dos critérios estabelecidos no regulamento”, explica Gustavo Seraphim, um dos participantes da Comissão.
Os critérios levam em conta a formação do grupo e não apenas as qualidades e características individuais. “O espírito colaborativo do programa exige foco na capacidade de articulação e comunicação dos candidatos”, acrescenta Seraphim, confiante por ter alcançado a diversidade de experiências, métodos, visões de mundo e tipos de negócios. O processo de escolha levou em conta a cobertura de uma grande variedade de problemas e soluções apontadas no processo seletivo. “A ideia é que os sete selecionados tratem dos seus negócios, mas também dos negócios de toda a rede #Criativem”, conclui Seraphim.
Depois do primeiro questionário, genérico, os participantes pré-selecionados foram submetidos a uma nova bateria de perguntas. Dessa vez o foco foi o empreendimento e o processo de articulação e construção colaborativa do programa, foco central do programa formativo que resultará no Reality Show. Os 24 pré-selecionados que responderam ao questionário foram entrevistados pelo idealizador do EC, Leonardo Brant. “Apesar de não ter participado da comissão de seleção, deixei um relatório completo sobre cada um dos participantes, com o intuito de municiar de informações mais profundas do que as contidas nos dois questionários respondidos pelos concorrentes”, complementa Brant. A comissão ainda teve acesso à gravação das entrevistas realizadas por Brant via skype.
Conheça a seguir os sete selecionados que participarão das próximas etapas presenciais deste programa colaborativo. São eles:
Ana Paula Gaspar Gonçalves – Belo Horizonte (MG)
Historiadora, licenciada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 2007, e profissional de museus. Hoje também é analista de Mídias Sociais no Museu das Minas e do Metal – MMM, presente no Circuito Cultural Praça da Liberdade em Belo Horizonte, Minas Gerais. O empreendimento que irá ativar no programa é o Mutz, um Guia Colaborativo de Museus na web, que irá conectar pessoas e museus na internet para estimular, democratizar e ampliar significadamente o acesso aos museus no Brasil. O diferencial de seu projeto será a criação de uma moeda criativa com o mesmo nome do site que será atribuída às recomendações das instituições e ao engajamento das pessoas.
Encontre Ana Paula na rede:
Facebook: facebook.com/anapaulagaspar
Twitter: @anapulagaspar

Angelo Moscozo Silveira – São Paulo (SP)
Angelo é mais conhecido como VJ Pixel, empreendedor do Memelab. Ele sempre gostou de se posicionar de forma ativa na vida e a partir dessa filosofia, organiza a comunidade de VJs do Brasil a partir da criação da lista de discussões VJBR (Visual Jockeys do Brasil), e do primeiro encontro nacional de VJs (VJBR I, realizado no Museu da Imagem e do Som – SP, em 2004). Seu negócio, o MemeLab, é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de interfaces interativas. Trabalha com soluções online (websites e sistemas web), transmissão de eventos em live streaming e instalações audiovisuais para realizações de natureza técnica, corporativa, social, artística, educativa, entre outras. No programa busca encontrar caminhos novos e aprimorar os já existentes para o seu Memelab.
Encontre VJPixel na rede:
Facebook: facebook.com/vjpixel
Twitter: @vjpixel
Youtube: youtube.com/vjpixel
Vimeo: vimeo.com/memevideo

Felipe Iszlaji de Albuquerque – São Paulo (SP)
Felipe é formado em Letras e atualmente faz doutorado da Unesp de Araraquara em linguística computacional. Seu empreendimento é Dicionário Criativo, uma ferramenta para publicitários, escritores, poetas, jornalistas, redatores e criativos em geral. Existem experiências parecidas para o inglês e o francês, mas nenhuma tão completa, nem com tecnologia avançada. Essa tecnologia linguístico computacional é exatamente o que desenvolve junto a um grupo de pesquisa em seu doutorado. Confira aqui o site do empreendimento de Felipe: http://www.dicionariocriativo.com.br/
Encontre Felipe na rede:
Facebook: facebook.com/dicionariocriativo
Twitter: @dic_criativo

Germana Uchoa Moreira Reis – Recife (PE)
Após trabalhar 20 anos na área de Marketing, Germana fez pós-graduação em Cultura de Moda, interessada em ampliar seu campo de atuação e se recolocar no mercado. Então surgiu a ideia de uma loja, que cresceu e, com a parceria do SEBRAE, virou um grupo de trabalho que realiza palestras, cursos, rodadas de negócios e viagens de pesquisa. Neste momento, o projeto caminha para uma nova fase, o lançamento de um grande portal, um guia de registro das marcas locais garimpadas e uma feira de capacitação de negócios. No nordeste a expansão é ainda maior, conta com a criação de um grande cluster da moda, para competir no mercado de moda mundial. Germana também teve uma matéria publicada aqui no blog.
Encontre Germana na rede:
Facebook: facebook.com/uchoamoreira
Twitter: @germanauchoa


José Sebastião Santos Cartaxo – Salvador (BA)
Empreende a Dossier digital, empresa que apresentou diversos vídeos para a rede #Criativem. Ele iniciou sua carreira na Petrobras, onde após a graduação trabalhou como concursado por 10 anos. Posteriormente trabalhou em 12 diferentes empresas até perceber que seu perfil era de empreendedor. Ciente de que a criatividade é que faz negócio, desenvolve em sua empresa softwares e soluções digitais para os mais diversos clientes. Aqui no programa pretende planejar um aplicativo para smartphones e tablets que fará o papel de um interlocutor virtual que conversa com as pessoas sobre seus sonhos.
Encontre Cartaxo nas redes:
Facebook: facebook.com/DossierDigital
Twitter: @DossierDigital
Youtube: youtube.com/dossierdigital
Linkedin: linkedin.com/company/400990?trk=tyah

Murilo Henrique Cesca – Florianópolis (SC)
Dos pequenos campos de futebol em Juazeiro do Norte (CE) ao Teatro Municipal de Ribeirão Preto a pequena Cia. teatral “Numseikitem” realizou mais de 64 apresentações desde a sua criação em 2006, e passou em 2010 por mais de 24 cidades em quatro estados brasileiros. Murilo Cesca, integrante da Cia., conta que a mesma, formada em Curitiba-PR, é mambembe e busca promover no território nacional a interação estética entre a cultura popular e os estudos acadêmicos através de residências artísticas, apresentações e oficinas de teatro, música e cultura popular.
Encontre Murilo Cesca na rede:
Facebook: facebook.com/#!/profile.php?id=100001915731554
Twitter: @murilo_cesca
Youtube: youtube.com/putavidalamandioca

Paola Caiuby Santiago – São Paulo (SP)
Paola é formada em administração com ênfase em marketing pela ESPM, fez duas pós-graduações em International Marketing na EADA – Escuela de Alta Dirección y Administración, Barcelona, em 2008 e Gerência de Produto na Université Paris – Val-de-Marne, Paris, em 2009. E depois de trabalhar mais de 7 anos na área de marketing em grandes empresas, resolveu iniciar seu negócio, o projeto “Conexão Cultural”. Ele tem como objetivo explorar de forma ampla o potencial criativo do Brasil, despertando a curiosidade dos moradores das cidades, visitantes e turistas. Será um espaço de interação entre diversos centros culturais do mundo e a população de São Paulo. Funcionará como um hub cultural, espaço que integra, não somente, exposições culturais nacionais e internacionais, mas música, literatura, teatro, educação para a arte e gastronomia: conexaocultural.org
Encontre Paola na rede:
Facebook: facebook.com/ccconexaocultural
Twitter: @conexaocult
#Criativem

Publicado por: GERMANA UCHOA em 05.10.2011 às 12h40
Tags: moda, economia criativa, garimpo, coolhunting
Canais: Moda

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo