Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Rodas de conversas com o Escritor e Especialista Fausto Joaquim

Jornal iTEIA

04.01.2018 - 07h35

Rodas de conversas com o Escritor e Especialista Fausto Joaquim

Cris Alves

ampliar Cris Alves
Roda de Conversa no Xisto Bahia

 


 


 


O circuito de Rodas de conversas com o Escritor e Especialista Fausto Joaquim, tem como objetivo abordar junto à sociedade em especial a comunidade acadêmica o tema “A Era Pós-Deficiência” na perspectiva educacional e do ponto de vista da Educação Inclusiva e Acessibilidade das pessoas com deficiência no cenário global,  contribuindo com importantes informações para um convívio social inclusivo. 


 Possibilitar às mais diversas organizações da área de educação, cultura e trabalho, o contato com um estudo científico de grande relevância para a atualidade permeada pelo avanço tecnológico.  A metodologia contempla um momento de autógrafo, e a roda de conversa com debates e uma apresentação artística local enaltecendo trabalhos artísticos de pessoas com deficiência. É também uma prerrogativa da presente proposta a formação de uma rede de interessados no tema Inclusão social e acessibilidade cultural.


São convidados especialmente, pesquisadores, comunidade acadêmica, profissionais de saúde, terapia ocupacional e tecnologias assistivas, profissionais que atuam em educação, projetos sociais, estudantes de áreas afins, organizações sociais, gestores culturais, organizações do movimento político das pessoas com deficiência e o público interessado.


 


OBJETIVO


 


Realizar um circuito de Palestra nas principais capitais brasileiras a exemplo de: Salvador, Recife, Aracaju, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Belém, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.


 


Objetivos Específicos


 


Divulgar o estudo científico Editado A ERA DA PÓS DEFICIENCIA do Autor Fausto Joaquim Moreira da Silva;  


 


Possibilitar uma reflexão sobre as condições e direitos da pessoa com deficiência no mundo do trabalho;


 


Estimular a formação de uma rede de discussão sobre Inclusão social e acessibilidade cultural das pessoas com deficiência.




 


 


QUEM É FAUSTO JOAQUIM


 


Fausto Joaquim: nascido no dia 02 de janeiro de 1957 na cidade de Ilhéus – Bahia, fora acometido de paralisia cerebral Peri-natal.


 


Ainda em tenra idade a sua mãe a senhora America Moreira da Silva, diagnosticou sinais no seu filho de inteligência privilegiada e sendo ela além de formada em professora, provida de grande bagagem intelectual, razão pela qual o próprio diz que em seu lar podia as vezes faltar  dinheiro, mas sempre sobrava conhecimento, o alfabetizou como o fez com os outros quatros filhos.


 


O seu genitor Fausto Silva, contador e comerciante, homem esclarecido o incentivou a ler muito, conselho que o mesmo seguiu desde a infância e, por conseguinte adquiriu conhecimento considerável, auto – didaticamente.


O mesmo se tornou militante do movimento pela inclusão social da pessoa com deficiência na sua adolescência, viajando o Brasil inteiro fazendo conferencia sobre a problemática dessas pessoas.


 


Este esteve à frente de várias entidades de pessoas com deficiência, a exemplo do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, atuando como presidente por duas gestões. Não esconde a sua paixão pelo movimento do qual ele é originário: Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD). Cursa o 3º período de Pedagogia na Faculdade Amadeus em  Aracaju. Além de conferencista Fausto Joaquim é poeta, escritor com quatro livros lançados e intitulados: Águias sem asas,  Diga ao mundo que sou Deus,  Cascatas de Poemas e A Era da Pós Deficiência  ainda afirma que tem com maior inspiração a sua primeira paixão, a vida.


 


“A minha condição de pessoa com deficiência em paralelo a militância que empreendo desde adolescência, no movimento pela inclusão social da pessoa com deficiência, provocaram em mim uma inquietação no sentido de trazer á tona as verdadeiras razões da exclusão e da inclusão do grupo de pessoas supracitadas.


 


E com a angustia que é própria dos pensadores, fazendo uso do único instrumento que possui para trazer á tona o que se encontra sobre o véu, o livro; dei início á uma travessia incansável pelas “eras”, períodos que constituem a história humana, o que provocou em mim uma reflexão profunda a qual resultou no trabalho de sociologia o que intitulo A Era da Pós Deficiência.


 


 


Contatos para realização das Rodas de Conversas


 


Cris Alves


whatsap  71 999529753


E-mail  crisalvesbahia@gmail.com


            faustojoaquim@yahoo.com.br


 

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo