Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Serra Talhada comemora anúncio do Canal da Cidadania durante IXECPT

Jornal iTEIA

27.11.2015 - 19h04

Serra Talhada comemora anúncio do Canal da Cidadania durante IXECPT

Texto: Giovanni Sá Filho / Fotos: Alejandro García

ampliar Foto: Alejandro Garcia

Serra Talhada terá um Canal da Cidadania. O projeto trará para o município pernambucano um canal público de televisão, fruto de um conjunto de canais explorados por entes da administração pública de forma direta e indireta em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais. O anúncio partiu do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella, que representou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante a roda de conversas com mestres e mestras das culturas tradicionais no Seminário Cultura e Pensamento aberto nesta sexta-feira (27), no 9º Encontro de Culturas Populares e Tradicionais.


 “A gente precisa estimular políticas que se engendrem e se implementem através da cooperação, se a gente não conseguir fazer isso através de uma forma sistêmica, ou seja, através de um sistema nacional de cultura, a gente não vai conseguir fazer de outra forma. O Canal da Cidadania é uma possibilidade implementação de TVs locais nos municípios e uma das quatro cidades contempladas com esse edital para a criação de uma TV aqui, foi Serra Talhada. E tem uma importância simbólica começar o Canal da Cidadania por aqui”, enfatizou Guilherme Varella.


 O secretário disse ainda que a Capital do Xaxado tem potencial de articular as outras regiões do Sertão pernambucano entorno do projeto. Atualmente, Serra Talhada possui uma população flutuante com cerca de 100 mil habitantes e é a maior cidade dentre 17 municípios que compõem a região do Pajeú de Pernambuco. “O Ministério da Cultura vai entrar com um aporte de R$ 400 mil logo no início do ano que vem a gente já se comprometeu aqui com o município, através da SAI (Secretaria de Articulação Institucional) e da SAV (Secretaria do Audiovisual) para oferecer uma grande oficina de comunicação pública, para que os agente daqui possam de fato criar essa TV e deixo exposto aqui a nossa felicidade de anunciar essa entrega aqui”, finalizou.


 Sem esconder a felicidade, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), comemorou o anúncio. “A partir desse momento aqui há uma quebra de paradigma devido o trabalho realizado pelo Ministério da Cultura quanto para nós sertanejos, é um momento de orgulho e lhes digo uma coisa: nós estamos escrevendo a história aqui, essa iniciativa nos engrandece e nos deixa muito felizes, obrigado a todos pela TV da Cidadania e tenho certeza absoluta que com essa meninada que já vem produzindo a linguagem audiovisual a gente vai fazer um grande trabalho. É uma satisfação muito grande, mandem meu forte abraço e minha gratidão ao ministro (Juca Ferreira)”, comemorou.


 SAIBA MAIS


 Serra Talhada foi a única selecionada do Edital Comunica Brasil para receber o Canal da Cidadania. O edital, voltado para municípios, tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Cultura. A cidade cumpriu com um dos principais requisitos para ser premiada, o de ter seu Sistema Municipal de Cultura instalado. Um mesmo canal pode conter quatro programações independentes: uma TV da Prefeitura, uma TV Pública Estadual e duas TVs Comunitárias.


 Dentre os principais objetivos a serem atendidos pelo Canal estão: a busca pelo exercício da cidadania e da democracia, a expressão da diversidade social, o diálogo entre as diversas identidades culturais do Brasil e a universalização do direito à informação, comunicação, educação e cultura. Além disso, pretende-se fomentar a produção audiovisual independente, de caráter local e regional, e atuar na prestação de serviços de utilidade pública.


Veja Galeria de Fotografias e Vídeos no Canal do Encontro:http://www.iteia.org.br/ix-ecpt


Este conteúdo tem 1 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

  1. João Almir Mendes de Sousa comentou:
    em 28.11.2015 às 00:28

    Quero nesse espaço parabenizar a gestão desse maravilhoso e importante município, sou João Almir Secretário de Cultura de Luziania - GO, outro município contemplado a priori, pois, ainda se faz necessário alguns ajustes, mas em fim estão de parabéns e não tenho dúvida que o canal da cidadania, trará uma imensurável oportunidade para o desenvolvimento cultural e intelectual de povo festeiro e trabalhador. Parabéns!

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo