Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Colaboradores » Ponto de Cultura Rede Viva

Colaboradores

Ponto de Cultura Rede Viva

CAMPINA GRANDE - PB
Cadastrado em: 06/12/2007

O Projeto Rede Viva – Rede de Culturas Populares Empreendedoras é coordenado pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba em parceria com as universidades Estadual da Paraíba, Federal de Campina Grande e Federal da Paraíba e tem o objetivo de desenvolver e valorizar a cultura popular local utilizando as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de inclusão social.  

O projeto possui essa denominação porque é composto por outras 3 redes: a rede de relacionamentos institucionais e pessoais, a rede  de produtos integrados de cultura popular (produtos e manifestações culturais compostos por vocações de diferentes comunidades) e a rede de tecnologias sociais.  

O Rede Viva é um ponto de cultura do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura que busca transformar as vocações culturais do cariri e agreste paraibanos em bens que possam ser explorados pelas próprias comunidades na construção de sua cidadania. Essa iniciativa tem um caráter empreendedor porque pretende que essas comunidades adquiram autonomia através de uma educação empreendedora, agregando valor aos produtos artísticos das populações assistidas pelo projeto e oferecendo melhoria na qualidade de vida dos seus autores.  

O público alvo do Rede Viva é a população de baixa renda formada por agricultores, estudantes da rede pública de ensino, adolescentes e jovens adultos em situação de vulnerabilidade social, quilombolas e comunidades com pouco acesso ou nenhum à cultura e às novas tecnologias de informação e comunicação.  

O Rede Viva está formando 250 Agentes de Cultura Popular Empreendedora nos municípios caririzeiros de Boqueirão, Gurjão, Pedra Lavrada e Cabaceiras, além de Riachão do Bacamarte, no agreste paraibano. Os benefícios do Rede Viva atingem, inicialmente, 10 comunidades da zona rural, 60 unidades familiares de produção, perfazendo cerca de dez mil cidadãos da região, atuando com a realização de oficinas que capacitam cidadãos para atuar como agentes locais de cultura popular integrados ao mundo das tecnologias da informação e comunicação. O projeto engloba em sua estrutura oficinas de Culturas Populares Empreendedoras, Catálogo Eletrônico de Culturas Populares, Literatura Popular (cordel), Rádio Comunitária, videodocumentários educativos e trilha sonora de música regional.  

O projeto tem a coordenação técnica do professor Marcelo Alves de Barros do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG e da professora Águeda Miranda Cabral do Departamento de Comunicação Social da UEPB. Do Rede Viva participam ainda os professores Luiz Custódio da Silva, Fernando Firmino e Goretti Sampaio da UEPB e Eli-Eri Moura do Departamento de Música da UFPB. Esses profissionais possuem experiência nas áreas de empreendedorismo, cultura popular, música, desenvolvimento de tecnologias sociais, inclusão digital, radiodifusão comunitária, folkcomunicação e educomunicação.  

Várias ações já foram desenvolvidas juntamente com o Curso de Especialização em Comunicação e Educação do Departamento de Comunicação Social da UEPB, onde professores e alunos produziram programas de rádio e TV sobre o universo do Rede Viva: um programa de TV, na disciplina Televisão e Educação, ministrada pela professora Águeda Cabral, denominado de Rede Viva, com a duração de 30 minutos e um programa de Rádio, na disciplina Rádio, Educação e Cultura, ministrada pela professora Goretti Sampaio, denominado de Rede da Gente, com a duração de 42 minutos. Para a realização desses programas foram realizadas várias visitas à cidade de Boqueirão, uma das comunidades participantes do projeto.

 

Imagem do colaborador: Ponto de Cultura Rede Viva

Conteúdos aprovados

Lista deAutores vinculados a este colaborador

Lista de Contatos

  • Telefone: 83 33109746
  • Telefone: 83 33109746
  • Endereço: Rua Pedro II S/N,, Universidade, São José - CAMPINA GRANDE-PB
Entre em contato
Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo