Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Áudios » Réquiem para o Verde - música de Paulinho Rodrigues (1989)

Áudios

Réquiem para o Verde - música de Paulinho Rodrigues (1989)

Tocando:
Tempo:
Visualizações: 2.095
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Descrição:

A música Réquiem para o Verde, faz uma "viagem" sobre o percusso do rio Amazonas, da sua nascente nos Andes e seu atravessar por toda Hiléia ("nome dado por Alexander von Humboldt e Aimé Bonpland, naturalistas, alemão e francês, respectivamente, à floresta Amazônica." - Fonte: pt.wikipedia.org). Fala da importância que tem o rio sobre a vida da floresta, sua fauna e flora, os povos da floresta que lá vivem - comunidades tradiconais e povos indígenas. Alerta para que se não cuidarmos da mata, Ela pode "nos matar" ou seja, não oferecer mais os "serviços ambientais" que gratuitamente nos dá.Com sua vida exuberante e frágil, a Floresta Amazônica composta em "verso e prosa" musicada por Paulinho Rodrigues, tem sofrido abusos e falta de gestão eficiente dos seus recursos naturais, há muitos anos.

Esclarece-se  ainda, que a expressão "branco peçonhento" refere-se às pessoas que são "não índio", e não especificamente à raça branca. Esta é uma  metáfora para expressar que a floresta está sentindo a ação antrópica dos que migraram para a Amazônia sem conhecê-la e por falta de conhecimento, consciência do que representa seus recursos naturais, nestes últimos 30 anos a exploração desorganizada da Amazônia, coloca em risco não somente esse importante bioma do Brasil e da Terra, mas principalmente, aproximadamente 23 milhões de pessoas que lá vivem, de diversas raças, etnias originárias de vários países da Terra.

Esse conteúdo foi criado por:
    Autorizado por:

    Waku'mã Produções Artisticas e Culturais em 18.08.2009 às 13h00

    Direitos Autorais:
    Este Conteúdo faz parte dos canais:

    Este conteúdo tem 1 Comentários

    Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

    1. DEOLINDA RODRIGUES DA SILVA comentou:
      em 16.06.2016 às 12:02

      Esta música faz um panorama completo da realidade da nossa querida AMAZÔNIA; fauna, flora, cultura folclórica, mitos e lendas. Inclui, também, a criminoso extermínio do índio - verdadeiro dono da terra - e da exploração para o uso da terra, incluindo, também, a extração criminosa de madeira; tudo cantado em prosa e verso pelo meu filho Paulinho de quem tenho a honra de ser mãe e profunda admiradora de suas obras, quer na poesia musical e literária; na sua arte de Pintura Artística; no seu amor enraizados na América Latina, enfim, na sua filosofia de vida, levando suas mensagens através dos diversos ramos de sua Cultura e Arte, como dizia Camões. Deolinda.

    Deixe um comentário








    Parceiros
    Cooperação
    Integração
    Realização
    Patrocínio

    Ir para o topo