Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » Conheça o Histórico do Fórum Social Mundial

Textos

Conheça o Histórico do Fórum Social Mundial

História do Fórum


Há 26 anos a capital gaúcha é exemplo de democratização ao mundo todo, com a criação do Orçamento Participativo, OP, através do qual compartilha com os cidadãos a responsabilidade na definição sobre a aplicação de recursos públicos. Em mais de duas décadas, centenas de cidades inspiram-se nesse modelo. Esse exemplo de abertura democrática demonstra o quanto Porto Alegre proporciona o ambiente ideal para a realização do Fórum Social Mundial.


 


Porto Alegre passou a sediar o Fórum Social Mundial em 2001, com edições também realizadas em 2002, 2003 e 2005.  Ao renovar sua vocação cidadã, incentivando ações de cuidado com a cidade e respeito às diferenças, Porto Alegre buscava ser sede permanente da edição centralizada do FSM, Fórum Social Mundial, e do Acampamento Intercontinental da Juventude, com o apoio de entidades organizadoras e participantes.


 


Em 29 de novembro de 2012, o Prefeito José Fortunati sancionou a lei 11380 aprovada pela Câmara Municipal, oficializando o evento “Semana do Fórum Social Mundial”, em Porto Alegre  a ser celebrada todos os anos na última semana do mês de janeiro. Clique aqui para ver o documento. Esta lei foi criada a partir de uma demanda dos movimentos sociais e entidades organizadoras do Fórum Social Mundial.  


Histórico do FSM:


O primeiro Fórum Social Mundial teve objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos que, desde 1971, defende as políticas neoliberais em todo mundo. O Comitê Organizador do FSM 2001 foi formado por oito entidades brasileiras: Abong, Attac, CBJP, Cives, CUT, Ibase, MST e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Foi criado também um escritório, em São Paulo (Brasil), que, desde 2000 até os dias de hoje, apoia e dá suporte ao processo FSM, ao Conselho Internacional  (CI) do FSM e suas comissões e aos comitês organizadores dos eventos anuais do FSM. Além de integrarem o CI e suas comissões, as entidades que constroem o Fórum formam o chamado Coletivo Responsável pelo Escritório do FSM no Brasil.


 


 FSM 2001:  realizado em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Brasil, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, contou com a participação de aproximadamente 20.000 pessoas, das quais cerca de 4.700 eram delegadas de diversas entidades abrangendo 117 diferentes países. A imprensa também esteve bastante presente com 1.870 credenciados. Clique aqui e veja mais detalhes sobre a memória do evento. 


 


Eixos temáticos do FSM 2001:
- A Produção de Riquezas e a Reprodução Social; 
- O acesso às Riquezas e a Sustentabilidade; 
- A Afirmação da Sociedade Civil e dos Espaços Públicos; 
- Poder Político e Ética na Nova Sociedade.


 


FSM 2002:  realizado em Porto Alegre entre os dias 31 de janeiro e 05 de fevereiro, com a presença de 12.274 delegados/as representando 123 países. A imprensa compareceu com 3.356 jornalistas, sendo 1.866 brasileiros e 1.490 estrangeiros de 1066 veículos. O número de participantes superou todas as previsões com a estimativa de mais de 50.000 pessoas ao todo. Com os mesmos eixos temáticos do primeiro fórum, foram feitos 96 seminários, 27 conferências e 622 atividades autogestionadas (isto é, seminários e oficinas organizados pelas entidades participantes do FSM). Clique aqui e veja mais detalhes sobre a memória do evento. 



FSM 2003: realizado também em Porto Alegre, entre os dias 23 e 28 de janeiro de 2003, atraiu cerca de 100 mil pessoas do mundo inteiro. Cerca de 20 mil delegados/as, de um total de 123 países, cerca de 25 mil participantes do Acampamento da Juventude, jornalistas da mídia nacional e internacional (mais de 4.000) e demais participantes.



Foram  realizadas 10 conferências, 22 testemunhos, 4 mesas de diálogo e controvérsia e 36 painéis. No total foram 392 conferencistas de diversos países, número três vezes maior do que o de 2001. No eixo de atividades autogestionadas, houve um salto de cerca de 400 no FSM2001 para cerca de 1.300 em 2003.


 Continua...


Fontes:  http://fsmpoa.com.br/default.php?p_secao=12


Outros Links podem são encontrados no endereço: 


https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_Social_Mundial#FSM_2001


 


 

Visualizações: 74
Gostou?! Então vote!
  • 1 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo