Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » Velhas Virgens resgatam Adoniran Barbosa na Virada Cultural 2010

Textos

Velhas Virgens resgatam Adoniran Barbosa na Virada Cultural 2010

A banda paulista apresentará show inédito para comemorar o centenário do grande mestre sambista

Semelhanças não faltam: paulistas apaixonados pela cidade de São Paulo, corinthianos e, principalmente, bons “bebedores”, amantes do copo e da boemia, só para citar algumas delas. Coincidentemente, Adoniran também sempre foi muito mais aplaudido pelo povo do que adorado pela crítica, tinha alma irônica e músicas cheias de humor.

Além destas similaridades entre o grande mestre Adoniran Barbosa e os malucos Velhas Virgens, o motivo maior para esta insana banda se inspirar e dedicar um show a ele em uma data tão importante como a Virada Cultural é a admiração voraz à obra e o reconhecimento a importância do artista na música brasileira. Afinal, estamos falando de Adoniran Barbosa, que em 2010 completaria 100 anos de idade (fato ignorado pelas escolas de samba paulista).

 

Adoniran além de cantor e compositor ganhou destaque nas décadas de 30 e 40 como rádio ator e em trabalhos no cinema. Assim como Cartola, foi redescoberto a partir dos anos 70, chegando a gravar com Elis Regina uma edição do Fino da Bossa. Elis se tornaria no final de sua vida uma de suas intérpretes favoritas. João Rubinato, o Adoniran Barbosa, morreu em 1982, aos 72 anos, vítima de um enfisema pulmonar. Seu estilo único, seus personagens e histórias, hoje, fazem parte da memória cultural da cidade. Seus sambas, como ele dizia, são simples, iguais aos outros, os versos é que faziam a diferença.


As Velhas Virgens estão preparando e devem lançar ainda este ano um cd de marchinhas roqueiras homenageando a cidade de São Paulo, tão perfeitamente traduzida nas letras de Adoniran.  Além das citações ao gênio sambista do Bixiga em várias das composições, a banda destaca a cidade citando recantos da metrópole por ela freqüentados. Isso tudo ao melhor estilo do autor de Saudosa maloca e Trem das Onze. Os cenários são os mesmos, apenas o tempo é que mudou.

 

Sobem ao palco Rock na madrugada de sábado para domingo, neste evento que se consagrou como um dos mais importantes do calendário cultural da cidade. Levando no repertório, clássicos como Samba de Arnesto, As Mariposa, Tiro ao Alvaro e Malvina.

SERVIÇO
Velhas Virgens homenagem a Adoniran Barbosa
VIRADA CULTURAL 2010

16/05  (madrugada de sábado para domingo)
Horário: 03h30

Local: palco Rock
Av São João (próximo a rua General Osório, de frente a av Ipiranga)

Ingresso: todo o evento é gratuito e de livre acesso.

FOTO por Rogério Stella 

Documentos anexados

Visualizações: 1.841
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Esse conteúdo foi criado por:
Autorizado por:

Cais Cultura em 11.05.2010 às 09h42

Direitos Autorais:
Todos direitos reservados (Copyright) Todos direitos reservados
Este Conteúdo faz parte dos canais:

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo