Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Vídeos » A carta de 2070

Vídeos

A carta de 2070

Visualizações: 4.017
Gostou?! Então vote!
  • 39 pessoas votaram Sim
  • 1 pessoas votaram Não
Descrição:

Democracia e Prática da Educação Ambiental para uma sociedade sustentável:

A globalização ambiental tem resultado em três conseqüências para sociedade ,que nos levam a pensar na responsabilidade em termos nacionais e internacionais:poluição sem fronteiras;degradação dos ecossistemas que transcendem fronteiras geopolíticas e interdependêcia no uso dos recursos naturais disponíveis.
Educação ambiental não é neutra ;E , nós também não devemos ser neutros diante da crise ambiental que estamos vivenciando.
Nesse contexto,as instituições governamentais ,e não –governamentais ainda não alcançaram status,para impor ou favorecer medidas executivas que respeitem compromissos de defesa ambiente global.Na presente década ,observamos alguns casos onde a pressão de governos e organismos transnacionais,articulados com a mídia e as organizações ambientalistas locais,assim como a CERHTO;geram um efeito de sensibilização da opinião pública,que passa a fazer pressão sobre o governo,obrigando-o a tomar medidas urgentes no combate a catástrofes ecológicas.
Há ainda situações de projetos (questionáveis sob o ponto de vista ambiental)que pleiteavam financiamento de organismos europeus,mas tiveram seus objetivos frustrados devido devido à pressão e de ONGs ambientalistas locais e transnacionais,apoiadas por lideranças políticas e pela opinião pública.Contudo ,essas ocorrêcias são isoladas e se deve a determinados contextos de pressão e de conquistas de simpatia da população,o que é difícil de ser sedimentado e estabilizado , em um quadro de democracia frágil como esse em que vivemos.
Contemplando a realidade,verificamos que na sociedade atual as interações se processam desiguais,permeadas por visões e interesse de classes,por pressões de grupos econômicos e de elites.Logo ,o pressuposto da democracia deliberativa é falho, em termos de viabilidade de aplicações e práticas para uma sociedade sustentável.

Autorizado por:

CERHTO em 26.04.2011 às 20h56

Direitos Autorais:
Este Conteúdo faz parte dos canais:

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo