Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Vídeos » Mestres da Oralidade Serrana, Lages, Sc 2008.

Vídeos

Mestres da Oralidade Serrana, Lages, Sc 2008.

Visualizações: 3.350
Gostou?! Então vote!
  • 3 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Descrição:

Em nosso contexto histórico é perceptível a construção e o enraizamento de uma cultura, que tem por característica marcante dos diversos grupos sociais que a compõe, o apego pelas coisas da terra que aproximam e distanciam os mesmos, e determinam conduta dos diferentes sujeitos serranos e suas práticas culturais na região.
A soma destes fatores constituem conhecimentos, que unificam e identificam os sujeitos como moradores e detentores de uma identidade regional. Desta maneira buscamos orientar o nosso olhar para as práticas, saberes e fazeres que aglutinem os diversos grupos e segmentos da sociedade serrana. Através dos Mestres, dos Sábios, dos Griôs, dos Causistas, das Mandraqueiras, dos Benzedores, sujeitos que habitam a região e são testemunhas das mais variadas manifestações da cultura local. Suas histórias são pontes entre o presente e o passado. A ligação a um contexto mais amplo, no qual eles se tornam fonte de história, de referência de vida, e através da oralidade descrevem memórias, relatos do que viram, ouviram e vivenciaram, que ainda permanecem e propagam imaginários que se solidificam na construção cultural regional pela prática junto da escola por e meio da Ação Griô.

Esse conteúdo foi criado e postado por:
Autorizado por:

Matakiterani Associação Cultural em 31.08.2010 às 10h36

Direitos Autorais:
Este Conteúdo faz parte dos canais:

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo