Miniatura
Descrição
O instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolvimento Social organizou as chamadas para divulgação em rádio da Conferência Estadual de Igualdade Racial do Pará, a idéia é de usar a voz e os discursos das lideranças do Movimento Social Negro para incentivar a participação de outros na conferência. Os áudios são de Táta Kinamboji/ Arthur Leandro e Angelo Madson, e realizados em parceria com a rede [aparelho]:- e o Idade Midia.
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Descrição
O Instituto Nangetu de Tradição Afro-Religiosa e Desenvolvimento Social, é constituído como associação de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, visando estreitar laços de confraternização e promover o desenvolvimento sócio-econômico da comunidade Afro-religiosa, e está intimamente ligado ao Mansu Nangetu – Mansubando Kekê Neta, que é um espaço sagrado de manutenção e preservação das manifestações afro-religiosas de origem Bantu na cidade de Belém, e ambos funcionam na Tv. Pirajá, 1194 – bairro do Marco da Légua, em Belém.
O Mansu Nangetu foi fundado em 1988 para o culto do Nkisse Nzumbarandá. É mantido sob a coordenação de Mam’etu ria Nkisses Nangetu uá Nzambi, com o auxílio de vinte e cinco sacerdotes, e tem por objetivo preservar a cosmologia afro-religiosa da raiz do Bate-Folha nesta cidade Em sua trajetória é constante o respeito as tradições ancestrais e a realização anual dos rituiais aos Nkisses, talvez por isso tenha se tornado um dos terreiros mais conceituados entre a comunidade afro-religiosa de Belém, assim como uma referencia regional e nacional da cultura religiosa afro-amazônica.
arquivo_original
video_53.flv
tamanho
1