Descrição
Uma das maiores ações da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) para a divulgação da cultura será lançada na noite deste sábado (19), durante 18º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2008). É o portal Pernambucano Nação Cultural (www.nacaocultural.pe.gov.br), a maior rede cultural de conteúdos do Estado. A ferramenta é uma proposta de divulgação da cultura pernambucana através de um avançado sistema digital de cadastro, difusão e interação de conteúdos multimídia. O site, totalmente desenvolvido em software livre pelo Instituto InterCidadania, usa um código aberto e licenças livres que fortalecem e incentivam a divulgação alternativa da nossa cultura. Um ambiente colaborativo em que seus integrantes poderão alimentá-lo com vídeos, músicas, fotos e textos diversos.
O lançamento oficial do Portal contará com a transmissão ao vivo do show da banda Nação Zumbi, última atração a se apresentar na Esplanada Guadalajara, principal pólo de shows do Festival Pernambuco Nação Cultural. Dessa forma, os usuários que acessarem o endereço eletrônico terão a oportunidade de conferir o repertório de um dos mais representativos conjuntos musicais do Brasil. Antes, porém, ainda sobem ao palco a banda Os Valvulados, além de Junio Barreto e Ortinho, que farão uma apresentação conjunta, e Lobão.
O sábado (19) conta ainda com debates e atrações artísticas na Plataforma Pernambuco Nação Musical, montada no Parque Euclides Dourado. A partir das 14h, tem palestras com Napoleão Assunção, presidente da Associação Brasileira de Rádio Difusão Comunitária (Abraço) e diretor da Rádio Comunitária Pé no Ouvido, e com Patrick Torquato, diretor artístico da Rádio Aperipê FM (SE) e membro da Associação das Rádios Púbicas Brasileiras (ARPUB), falando sobre as Rádios públicas e comunitárias brasileiras. Em seguida, às 16h, fazem show a artista Selma do Coco e o grupo de cirandeiras As filhas de Baracho. A mostra de domcumentários pernambucanos exibirá na noite de sábado, às 18h, o filme Rosa de Sangue, a história da Rozemblit, de Melina Hickson sobre a extinta gravadora Rozemblit. Após a programação, o espaço da música independente recebe no palco os shows de Gaiamallgama, Ségio Cassiano, Azabumba e a banda cubana Septeto La Botija.
Pela manhã, a Casa dos Pontos de Cultura (Casa.PE) continua com oficinas especiais de culinária afro, cinema de animação, rádio comunitária e tecnologia da informação entre 9h e 17h. Além disso, haverá apresentação do grupo de ciranda As Filhas de Baracho, no Terreiro Cultural.
A partir das 11h, começa a programação do Palco de Cultura Popular, montado na Unidade Móvel do Sesc, na Avenida Santo Antônio, por onde vão passar cinco grupos populares tradicionais: Grupo Bongar - Coco de Xambá, de Olinda, Reisado Encanto das Caraíbas, de Arcoverde, Ciranda de Baracho, da Ilha de Itamaracá, Maracatu de Baque Virado Estrela e Maracatu Brilhante de Igarassu.
A programação da música erudita, na Catedral de Santo Antônio, começa às 16h30 com o projeto Conservatório no FIG, com recital de violão de Guilherme Calzavara e recital de piano de Miguel Proença. Direcionado à música instrumental contemporânea, o palco localizado no Parque Ruber van der Linden, o Pau-Pombo, recebe, a partir das 18h, as apresentações de Roberto Lima, Fossil e Areia Projeto.
No Palco Forró, montado no Parque Euclides Dourado, a partir das 23h, apresentam-se os grupos Forró Danado de Bom, Zé Bicudo e Paula Forrozeira, e Território Nordestino, com uma maratona de 5h do ritmo que consagrou o homenageado deste ano do FIG, o sanfoneiro Dominguinhos.
Em artes plásticas, cinco intervenções artísticas serão apresentadas por toda a cidade, a exemplo do projeto Desoriente, do coletivo Casa de Marimbondo, que desenvolverão ações, interagindo com o espaço e o público no centro de Garanhuns. Além dessa, outras quatro apresentações estão programadas para o sábado (19): o dinheiro nosso de cada dia, de Ted Henrique, a partir das 10h no Parque Euclides Dourado, Fotonovela, de Maria Simonetti, a partir das 10h no centro da cidade, o projeto Grafitti, que desenvolverá ações de grafitagem nas ruas do centro da cidade e Reticências... crítica de arte, de Ana Cecília Araújo, também no centro.
Na programação teatral, o Teatro Luiz Souto Dourado, recebe, às 19h, o espetáculo Quebra Quilos, do Coletivo de Teatro Alfenim, que narra o episódio histórico de uma revolta, em 1874, contra a implantação do sistema métrico decimal, nas proximidades de Campina Grande, na Paraíba. Para o público infanto-juvenil, o Parque Euclides Dourado recebe o espetáculo cênico-circense Outra Vez, Era Uma Vez, da Companhia Fiandeiros do Teatro. A apresentação começa às 16h. Já para os apreciadores da dança, o Parque Euclides Dourado receberá, às 18h, o espetáculo As Andanças do Divino, do Balé Popular de Recife.
Às 16h, na Biblioteca do Euclides Dourado, o artista Júnior do Bode lança, com um recital de poemas líricos e declamações de cordéis, o livro Cuia do Poeta Cego. Logo após, a caravana de poetas cordelistas realizará um recital poético e um lançamento coletivo de cordéis, livros e CDs de poesia popular. Ainda na programação de literatura, na Casa Galeria Galpão (Avenida Rui Barbosa, 710) começa a Feira de Livros com exposição e venda de livros. O espaço estará aberto ao público das 9h às 19h.
Continuando a programação do Euclides Dourado, das 14h às 21h, o público poderá conferir, até o final do festival, a exposição Pernambuco Nação do Artesanato, montada com o apoio do Sebrae de Garanhuns,que reunirá os trabalhos de artesãos selecionados pela Fundarpe, em edital público. Além de expostos, os produtos de cerâmica, madeira, retalho, artesanato indígena, arte quilombola, fibra de bananeira, bordado, recicláveis de PVC e aerografia estarão disponíveis à venda. Também estão programadas apresentações diárias dos mamulengueiros de Glória do Goitá, e oficinas de confecção e manuseio de mamulengos. Os interessados em participar dessas oficinas devem se inscrever na Secretaria de Turismo de Garanhuns.
No sábado (19), continua, no Mercado Público de Garanhuns, a mostra coletiva de fotografia Retratos do Mercado, com fotos do Mercado Público de Garanhuns. A mostra está aberta, diariamente, a partir das 9h, até o último dia do festival.
A programação de cinema do Pernambuco Nação Cultural em Garanhuns segue com a mostra de filme, no Cine Eldorado. A partir das 15h30, serão exibidos cinco vídeos, inclusive o pernambucano Deserto Feliz, de Paulo Caldas, recentemente premiado na 10ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que encerra a noite. O primeiro filme do dia é O Garoto Cósmico, animação de Ale Abreu, que conta a história de Cósmico, Luna e Maninho, crianças que descobrem, no meio de um mundo futurista totalmente programado, um universo de novidades dentro de um circo. Em seguida, é a vez do vídeo O Banheiro do Papa, uma produção em parceria entre Brasil, França e Uruguai, dirigido por César Charlone, sobre a tarefa de Beto, pai de família, morador da humilde cidade Melo, de construir uma latrina para a visita do Papa João Paulo II, em 1988. Logo após, será exibido o curta Entre Cores e Navalhas. O penúltimo filme da noite é Smiley Faces, dirigido por Greg Araki, com a história das aventuras de uma jovem atriz com uma atarefada agenda diária, mas cuja rotina foge completamente ao seu controle quando ela come, por engano, bolinhos com entorpecentes.
Sistema de Origem
PENC
Coletivo
subtitulo
Esplanada Guadalajara recebe o lançamento do Portal Pernambuco Nação Cultural, site de conteúdo colaborativo que agregará grupos e artistas do Estado
assinatura
Joana Pires e Guilherme Almeida
home
0
secao
0