Descrição
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas, lançado pelo Governo Federal na última semana, traz investimentos para Pernambuco já na sua implantação. Entre as cidades beneficiadas até o final de 2009, três são do Estado: a capital Recife, Olinda, na região metropolitana do Recife e Serinhaém, na Mata Sul. O lançamento foi feito pelo presidente Lula em Ouro Preto (MG) na quarta-feira (21).
No total, o projeto prevê que 32 cidades sejam beneficiadas ainda em 2009. Além dos municípios pernambucanos já citados, constam da lista Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas (AL); Cachoeira, Cairu e Salvador (BA); Icó, Sobral e Viçosa (CE); Pirenópolis (GO); São Luís (MA); Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto e São João del Rey (MG); Corumbá (MS); Belém (PA); Areia e João Pessoa (PB); Parnaíba e Pedro II (PI); Rio de Janeiro; Natal (RN); Jaguarao e Piratini (RS); Laguna e São Francisco do Sul (SC); Santos (SP) e São Cristóvão(SE)Até 2012, outras 141 também deverão ser atendidas. Os investimentos este ano giram em torno de R$ 140 milhões.
O PAC Cidades Históricas tem como objetivos promover a requalificação urbanística dos sítios históricos e estimular usos que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural; investir na infra-estrutura urbana e social; recuperar monumentos e imóveis públicos; financiar a recuperação de imóveis privados subutilizados ou degradados; fomentar as cadeias produtivas locais e promover os patrimônios culturais e históricos das cidades a nível nacional e internacional, especialmente para incentivar o turismo.
A partir do próximo ano, novos valores serão destinados para outros municípios. Os investimentos serão estabelecidos em ação conjunta realizada com a participação dos governos municipais, estaduais e federais, além da sociedade civil, direcionando recursos governamentais e da iniciativa privada para que sejam aplicados nos projetos estratégicos de cada município.
Tag
cidades históricas | olinda | pac | pernambuco | recife | serinhaém
Sistema de Origem
PENC
Autor/a
Descrição
jornalista
Coletivo
assinatura
Fundarpe
home
0
secao
0