Miniatura
Descrição
Em dia histórico para a cultura baiana(05/11/14), trinta instituições e personalidades que contribuem e contribuíram para a valorização da cultura em nosso estado, dentre elas o Circo do Capão, foram condecoradas com a Comenda Cultural do Estado da Bahia em celebração realizada no Teatro Castro Alves, no Dia Nacional da Cultura, mesmo dia em que foi aprovado o Plano Estadual da Cultura do Estado da Bahia. Grandes referências baianas da cultura e das artes foram homenageadas: Jorge Amado, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, João Ubaldo Ribeiro, Glauber Rocha, Irmandade da Boa Morte, Mãe Estela de Oxóssi, Mestres Pastinha e Bimba, Teatro Vila Velha, Ilê Ayê, Cid Teixeira e outros tantos grandes nomes. A noite foi marcada por um belo espetáculo de música, dança, cenografia e projeções multimídia, dirigido por Elísio Lopes Júnior, com apresentações de Rebeca Mata, da Orquestra Santo Antônio de Conceição do Coité, Carlinhos Brow, Leila Garin e Saulo Fernandes.
O Circo do Capão foi condecorado na categoria júnior destinada a instituições em ascensão no cenário cultural. Localizado na Chapada Diamantina, no Vale do Capão, desde 1998 o Circo do Capão atua na formação de artistas e educadores em artes circenses. Atualmente abriga diversos tipos de artes e manifestações culturais e vem ampliando suas ações em no território da Chapada Diamantina, por meio de apresentações Cia. De Espetáculos e das formações artísticas.
“O Circo do Capão vem sendo reconhecido e legitimado pela comunidade e pelas instituições locais, não apenas como um centro de formação em artes circenses, mas também como um espaço cultural que abriga diversas outras formas de expressões artísticas : grupos regionais, dança, teatro, música, cinema, oficinas diversas, encontros, vivências, artes plásticas, grupos e mestres(griôs) da cultura popular.” afirmou Maryanne Galinski, fundadora e coordenadora do Circo do Capão, que estava acompanhada por seu marido Jean Paul Galinski(conhecido como Paolo), também fundador e coordenador do Circo do Capão. Juntos, da mesma forma que sempre estiveram durante toda essa caminhada, subiram ao palco mais tradicional das artes baianas, para receberem a Comenda Cultural da Bahia, representando toda a família Circo do Capão, ao lado de pessoas e instituições que marcaram a história do nosso estado. “Esse prêmio é de toda equipe de colaboradores, professores, instrutores, alunos e artistas que têm contribuído para que o espaço de formação e cultura do Circo seja valorizado e reconhecido nas suas ações. Representa uma longa caminhada em direção ao circo social, cultural, multiplicador, cosmopolita e resgate do picadeiro do circo como agregador de diversas linguagens artísticas. ” completou Maryanne.
[+] notícias sobre a Comenda Cultural:
Matéria no Portal da Secretaria Estadual de Cultura: http://www.cultura.ba.gov.br/2014/11/06/comenda-do-merito-cultural-comunidade-baiana-festeja-nomes-escolhidos-no-tca/
Reportagem TV Educativa da Bahia:https://www.youtube.com/watch?v=qic4pvK1MwA
Reportagem TV Bahia: https://www.youtube.com/watch?v=kRqDQPrUrcI
[+] informações sobre o Circo do Capão:
Veja vídeos sobre o Circo do Capão : https://www.youtube.com/user/circodocapao/videos
Acompanhe informações atualizadas do Circo do Capão : https://www.facebook.com/circodocapao.associacao
Canal
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Coletivo
assinatura
Circo do Capão
foto_credito
Circo do Capão
home
0
secao
0