Miniatura
Descrição
Mergulhar na história da Música Brasileira a partir de fatos históricos. Sair do modelo tradicional e propor uma aula diferenciada para turmas do EJA – Educação de Jovens e Adultos - de escolas públicas do Distrito Federal, utilizando o teatro e a música. Essa é a proposta do grupo Arte Voadores, quarteto de artistas-docentes da Secretaria de Educação do DF, que se reuniram para ensinar por meio da arte.
O projeto “A História da Música Brasileira” reúne, com boa dose de humor e irreverência, momentos e personagens históricos para retratar a evolução da música no Brasil desde o descobrimento. A diversidade cultural do povo brasileiro, que funde elementos da cultura europeia e africana é apresentada de forma divertida e cativante visando promover o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos estudantes.
A proposta do grupo de professores é tirar os alunos da sala de aula para vivenciar novas experiências, conhecer mais, de forma lúdica e interdisciplinar, sobre a singularidade musical do brasileiro e sua importância para a construção do país que reconhecemos hoje.
Pelo palco passam personagens que representam figuras icônicas como os indígenas, que habitavam o país quando por estas terras chegaram os portugueses, o próprio Pedro Álvares Cabral e os padres jesuítas. O espetáculo ambém apresenta nomes importantes da música brasileira como Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda e Luiz Gonzaga, e passeia por movimentos culturais como a Jovem Guarda, a Tropicália e o rock brasiliense.
“Percorremos toda a história do Brasil, desde a chegada dos portugueses fazendo uma cronologia dos fatos históricos por meio do teatro e da música. Apresentamos de forma interdisciplinar a diversidade do nosso povo e a riqueza da música popular brasilieria buscando cativar o maior número de pessoas e fazer com que os alunos abram seu leque de conhecimento”, explica Kaká Ticiano, uma das idealizadoras do projeto.
Para marcar o ritmo da aula-espetáculo a trupe de arte-educadores utiliza instrumentos como zabumba, alfaia, bateria, teclado, baixo, violão, flauta e escaleta.
Após a apresentação, o grupo propõe a realização de oficinas de ritmo, contação de histórias, danças folclóricas, cantigas, adivinhas e brincadeiras e oferece aos alunos a oportunidade de experimentarem os instrumentos musicais e conhecerem mais profundamente ritmos brasileiros como o coco, o xote e o maracatu.
“Depois do espetáculo realizamos atividades coletivas com os alunos e trabalhamos a musicalidade, os parâmetros do som, ritmos, a contação de história e a dança, incluindo o público de forma dinâmica e cênica”, resume.
O projeto percorre escolas com turmas de EJA em diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal e acontece entre os meses de abril e maio. Já estão confirmadas apresentações na Escola Classe 03 do Paranoá , CEM 03 da Ceilândia, CED Irmã Regina e CEF 02 de Brazlândia.
O projeto “A História da Música Brasileira” é uma realização do Beco da Coruja Produções e tem o patrocínio do FAC.
Conheça os artistas- docentes
O projeto foi idealizado pelo grupo Arte Voadores, formado por quatro amigos que, além de professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal, sempre se dedicaram à atividades artísticas e atuam em projetos e bandas locais. No elenco estão Kaká Ticiano, Leão, Wall Ribeiro e Tata Afiune.
Kaká Taciano é formada em Artes Cênicas e professora da APAE. Criadora da primeira banda de alunos com necessidades especiais do Distrito Federal, é também integrante da banda infantil Tumbalacatumba.
Também professora da APAE, Wall Ribeiro trabalha com dança, teatro e contação de histórias.
Flávio Leão trabalha com pessoas com necessidades especiais, é músico e desenvolve projetos sociais em asilos e escolas de rede pública de ensino.
Tata Afiune é atriz e arte – educadora, e atua em projetos musicais da cidade.
Serviço
Espetáculo A História da Música Brasileira – Grupo Arte Voadores
Apresentações do mês de abril:
14/04 - Escola Classe 03 do Paranoá (período noturno)
15/04 - CEM 03 da Ceilândia ( período vespertino)
28/04 - CED Irmã Regina de Brazlândia (período noturno)
*Todas as apresentações serão gratuitas.
Canal
Tag
arte | artes cênicas | história | professores
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Descrição
Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Goiás. Desde 2008, trabalha como assessora de comunicação. Iniciou sua carreira profissional na Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, no departamento de comunicação da instituição. Trabalhou como assessora de comunicação no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Foi chefe do departamento de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, coordenando a equipe e atuando nas áreas de Redação, Assessoria de Imprensa, Marketing, Gerenciamento de Mídias Sociais e Planejamento de Campanhas e cobertura jornalística. Foi coordenadora de comunicação na produtora cultural Cultura e Criatividade (DF), e em três dos maiores colégios de ensino médio da capital goiana - Colégio Visão, Colégio Planeta e Colégio Simbios. Por nove anos, atuou como coordenadora de comunicação do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (GO) e de outros eventos como o FestSesi (DF), Festival Internacional de Artes Cênicas de Goiânia, Festival de Cinema de Goiânia, Festival Bananada (GO) e Satélite 061 (DF). Em 2013 atuou com revisora Agência Escala. Atualmente é sócia da Arattu Comunicação que oferece serviços de comunicação impressa e digital, design, gerenciamento de redes sociais e marketing eventos.
Coletivo
subtitulo
Arte-educadores da rede pública de ensino do DF utilizam o teatro e a música para trabalhar a diversidade do povo brasileiro com alunos do EJA
assinatura
Alessandra Alves
foto_credito
Astrid Studart
home
0
secao
0