Miniatura
Descrição
O Ator em Situação de Rua é um projeto de pesquisa elaborado pela Trupe Circuluz, que no decorrer de 06 meses se propõe a investigar as singularidades da atuação do ator e atriz na rua a partir de três eixos temáticos: Ator/Atriz Processos Criativos, Dramaturgia Para o Teatro de Rua e Espaço Cênico. Serão desenvolvidas diferentes ações, para estimular essa reflexão e prática, assim como possibilitar que outros grupos e artistas do Teatro de Rua, possam acessar esse material, para seus processos criativos. Nesse sentido, algumas ações como as oficinas, daremos prioridade de participação para grupos e artistas do Movimento de Teatro Popular de Pernambuco (MTP-PE), coletivo que a mais de 30 anos aglutina e fomenta o Teatro de Rua no Estado.
O projeto tem o incentivo da Secult-PE, através do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultura) e tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento das produções para o Teatro de Rua, fornecendo ferramentas para que os grupos utilizem em seus coletivos e produções. Vale ressaltar que todo o material resultante dessas investigações nas vivencias, serão coletados e compartilhados para o público em geral, através de um Blog dentro do site do grupo, (http://trupecirculuz.wixsite.com/circuluz/blog) para visitação e estudos. Alguns desses trabalhos também serão disponibilizados, em vídeo (segue os links no final da matéria), com o formato de depoimentos, para serem acessados pelo público com deficiência visual.
Ações do Projeto
Diversas ações foram realizadas pelo projeto: oficinas, experimentos vivências, seis grupos de estudo, restando para essa reta final dez Intervenções Quase Espetaculares em espaços públicos dentro da região metropolitana do Recife.
Oficinas
As oficinas foram ministradas pelo Mestre Martelo. Mateus do Cavalo Marinho Estrela de Ouro-PE. Troca de saberes com o mais antigo brincante de Mateus de Pernambuco, figura considerada como palhaçeira, dessa forma o contato com esse mestre possibilitou à aproximação com o jogo, corporeidade, musicalidade e comicidade próprias da atuação nos espaços abertos, que tanto exploramos como atores e atrizes do Teatro de Rua.
Em outra ocasião o grupo recebeu a presença de Júnior Santos, o palhaço Cuzcuz e em seu mais de 30 anos de carreira. A oficina foi uma intensa troca de saberes, acerca de sua experiência no teatro rua, brincadeiras, escuta, musicalidade, olhar e sentidos, fazendo-nos mergulhar na afetividade e poética que envolve a ação do ator e atriz nas ruas. É a arte acontecendo como uma rede social, comunitária, interativa, democrática, rica, fascinante, simples e bela, humana. Um remar na contramão em tempos de padrão fifa, de neomercantilismo em todas práticas da vida no interior ou nas grandes capitais.
Experimentos Vivências
Os Experimentos Vivências tiveram a facilitação de Raquel Franco, diretora da Trupe. As vivências foram trabalhadas internamente com o grupos de pesquisa, e permeou todas ações do projeto com encontros teóricos e práticos para elaboração, investigação, e experimentação acumuladas durante as atividades do projeto.
06 Grupos de Estudo
Foram realizados 06 seminários sendo 03 deles abertos para o público com a presença de debatedores convidados. Na programação foram feitos grupos de estudos teóricos, espaços de leitura, debates e troca em torno de três temáticas: Ator e Atriz/processos criativos, a cidade como espaço cênico e Dramaturgia para o teatro de rua. Para cada temática um debate aberto para compartilhar com ainda mais pessoas interessadas, assim como em 01 deles disponibilizaremos interprete de libras propiciando acessibilidade para esse público especifico.
Escambos Populares
Consistiu em duas visitas a diferentes brincadeiras populares (o Reisado, e o Cavalo Marinho) com bate papo com os mestres, no sentido de dialogar com os brincantes, conhecendo e reconhecendo seu trabalho de criação e manutenção artística. Esse momento converge à pesquisa numa possibilidade de aproximação de mundos, pois o ator e atriz de rua têm nesses mestres e brincadeiras inspiração para seu trabalho, mas muitas vezes esbarra na impossibilidade de aproximação com os mesmos (por inúmeros fatores), o Projeto confirma esse encontro, enriquecendo a prática artística de ambos os lados.
Por fim… as Intervenções Quase Espetaculares
É o momento de investigação da trajetória da pesquisa, aplicada na pratica e no jogo espaço e público, assim como, uma mostra para a comunidade em geral do processo construído ao longo do Projeto. As intervenções acontecerão em Recife, nos meses de Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017, no centro e nas comunidades da periferia, como forma de promover a fruição para espaços públicos diversos, segue a baixo a programação das intervenções do mês de Dezembro.
Nas intervenções, a Trupe Circuluz experimenta diferentes propostas de atuação no espaço urbano, utilizando a roda, o cortejo ou cena em coro e performances simultâneas. Desenvolve a partir dessa exploração diversa da espacialidade, uma dramaturgia que ora dialoga com a fragmentação, o performático, em outros apresentando personagens e ação cênica mais linear.
Em ação os atores falam sobre sua vivencia pessoal no teatro de rua, circo e brincadeiras populares, trazendo um tom de exaltação, protesto, denuncia, dedicação à arte de rua. Assim como brincam em cena com a mistura do cavalo marinho de Pernambuco com o bumba meu boi do Maranhão, jogando com ritmos, corporeidades, toadas e dramaturgias desses dois universos. Leva ao público a repensar sobre temas como: Arte pública de rua, Intolerância religiosa, Racismo e sem deixar de lado à atual situação política no Brasil.
É o momento de investigação na pesquisa do jogo entre o espaço-ator-público permeado agora com uma dramaturgia, assim como é uma mostra para a comunidade em geral, do processo construído ao longo do Projeto de Pesquisa “O Ator em situação de Rua” as intervenções acontecerão na região metropolitana do Recife como forma de promover a fruição para espaços públicos diversos.
Acessibilidade
Os produtos gerados pelo projeto serão acessíveis ao publico com algum tipo de deficiência auditiva e visual, parcial ou total. Dessa forma os vídeos das diversas atividades terão audiodescrição, os diários publicados no blog serão disponibilizados como áudio book, assim como um dos debates públicos contará com tradução na língua brasileira de sinais (Libras).
Trupe Circuluz
A Trupe Circuluz Cia de Artes foi criada em 2011 em Olinda-PE, tendo em sua formação artistas maranhenses e pernambucanos utilizando como universo de criação e encenação o Circo, o Teatro de Rua, Cultura Popular, como campos integrados para a criação. Buscamos constantemente a interlocução com o público e arte pública, nesse sentido as praças, ruas, avenidas, pontes, viadutos, todo e qualquer espaço urbano são tomados por nossas criações como espaços de construção de encontros, “ludi-cidade” e arte.
Programação das Intervenções
Dezembro
09/12/2016 – Sexta-feira
18h – Intervenção da Trupe Circuluz
Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Várzea – Recife/PE
09/12/2016 – Sexta-feira
20h – Intervenção da Trupe Circuluz
Local: R. Vespasiano - Alto José do Pinho – Recife/PE
10/12/2016 – Sábado
18h – Intervenção da Trupe Circuluz
Local: Praça do Carmo – Olinda/PE
11/12/2016 – Domingo
18h – Intervenção da Trupe Circuluz
Local: Praça do Arsenal – Recife/PE
15/12/2016 – Quinta-Feira
20h - Intervenção da Trupe Circuluz
Local: Terminal de Ônibus da Guabiraba – Recife/PE
17/12/2016 - Sábado
18h - Intervenção da Trupe Circuluz
Local: Praça da Paz, Cidade Tabajara – Olinda/PE
(Ao lado da Escola Municipal 12 de Março)
Serviço: O Ator em Situação de Rua
Data: 08/12/2016
Horário: 18:00
Local: Universidade Federal de Pernambucana
Endereço: Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE
Cidade: Recife
Site: http://trupecirculuz.wixsite.com/circuluz
Valor: Entrada Franca
Contatos: Raquel Franco (81) 999267112
Imprensa: Sandro Barros (81) 9-9840-9819
Canal
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Descrição
Produtor e Comunicador Cultural, Fotógrafo, Músico, Arte Educador, Coordenador de Comunicação da Produtora Colabor@tiva.PE e Diretor de Comunicação do Instituto Intercidadania. Nasceu em Jaboatão dos Guararapes, mas foi em Olinda que descobriu o amor pela Cultura Popular e Comunicação. Hoje atua no campo da comunicação comunitária, audiovisual e produção cultural. Acredito na comunicação e no jornalismo como instrumentos de transformação social através da fomentação e valorização da Cultura Popular. Compartilho do pensamento que à apropriação da cultura tradicional é vital para libertação do povo contra as instituições sociais opressoras e reguladoras.
subtitulo
Em ação os atores falam sobre sua vivencia pessoal no teatro de rua, circo e brincadeiras populares, trazendo um tom de exaltação, protesto, denuncia, dedicação à arte de rua
assinatura
Sandro Barros
foto_credito
Adriano Lima
foto_legenda
Trupe Circuluz
home
0
secao
0