Miniatura
Descrição
Continuação
O terno é considerado o coração do maracatu, quando ele para, todos param, até que torne a tocar novamente. O terno é composto por cinco instrumentos, o bombo, Taról (chamado de caixa), Cuíca (chamado de porca) Ganzá e trombone. a critério de cada maracatu o terno pode ser complementado com pistom, saxes e outros do gênero.
O mestre e contra-mestre, são os mensageiros que levam as mensagens em forma de versos. O mestre é quem coordena o terno e com o apito ele provoca as paradas momentâneas, momento em que todos os caboclos ficam semi-ajoelhados esperando o final do verso e o retorno sonoro do terno. O contra-mestre além de substituir o mestre responde os refrões dos versos.
Os Versos são cantados nas modalidades de macha, samba, galope e martelo. existe ainda uma quinta classe de autoria do poeta Bio Caboclo, nomeado de galope carreirão (por ser mais extenso e mais rápido que o galope normal).
O verso é divido em duas partes: 1ª e 2ª estrofes. A 1ª estrofe após cantada pelo mestre é repetida novamente, se tornado o refrão do verso, em alguns casos a segunda estrofe também é repetida, isso depende do mestre e da melodia do verso. Tanto a 1ª quanto a 2ª estrofe, são variáveis a cada verso.
Texto: Josivaldo Souza
Canal
Tag
baiana | caboclo | caboclo de lança | maracatu | maracatu rural
Sistema de Origem
PENC
Autor/a
Coletivo
tamanho
0
foto_credito
Josivaldo Souza
foto_legenda
Mestre Bio Caboclo