-
https://iteia.org.br/wp-content/uploads/tainacan-items/555/385538/textoarquivo_38099_32361textoarquivo_38099_32361Baixar
Descrição
O que a crise do capitalismo e o Sistema Único de Saúde têm em comum? Pois bem, como o capitalismo, no âmbito das suas crises se reinventa, cria novos tentáculos para explorar novos mercados e espaços sociais. Está havendo no Brasil um desmantelamento do SUS por meio das gestões privadas dos serviços e unidades de saúde, cujas consequências para a saúde da nossa população são estimadas e tendem a fragmentação e degradação do SUS.
Diversas medidas políticas têm reforçado esse processo e o modelo que está operando a saúde no Rio de Janeiro, muito em breve, será adotado no país inteiro, no qual se privilegia classes sociais que possam pagar mais e desmantela o nível de atenção básica - responsável pela maior demanda de saúde da nossa população.
Por essa razão profissionais, pesquisadores, políticos, estudantes e movimentos sociais organizados estão se unindo para tentar combater esse golpe durante a XV Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2015.
Para ajudar a compreendermos esta problemática, publico aqui no ITEIA uma revista com textos que debatem o assunto. Acredito que a saúde, como nosso maior bem, que além de interferir diretamente na nossa apropriação e expressão cultural, é um direito universal cuja conquista ainda não se consolidou, portanto temos que estar todos juntos nesta luta!
Alavantú!
Canal
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Coletivo
tamanho
0