Metadados
Miniatura
Descrição
Wiki --> wiki.tecnologiaslivres.org
A cidade do Recife sedia o primeiro Pontão de Cultura Digital de Pernambuco, o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres. O CDTL tem como área de abrangência e operação os nove estados do Nordeste, contando com recursos que contabilizam R$ 555 mil, advindos do Ministério da Cultura, através do programa Cultura Viva, e da contrapartida do Centro de Formação do Educador Popular Maria da Conceição, situado no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade. O principal objetivo do CTDL é instrumentalizar os Pontos de Cultura já em atividade na região para fortalecer a economia da cultura local, estimulando assim a geração de emprego e renda.
O CDTL foi pensado como ator fortalecedor e catalisador dos pilares culturais estimulados pelo Ministério da Cultura, sendo eles os segmentos antropológico, simbólico e econômico. Portanto, além do desenvolvimento e pesquisa em tecnologias livres e da capacitação dos usuários para utilização dos softwares livres com foco em multimídia, o projeto pretende dar visibilidade às redes de informação, articulação e cultura já existentes, formadas através das cinco diretrizes do Programa Cultura Viva – Pontos de Cultura, Cultura Digital, Agente Cultura Viva, Griôs e Escola Viva – assim como outros grupos organizados da sociedade civil.
Linhas de atuação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres:
b) A realização de metareciclagem – metodologia de reaproveitamento do refugo de equipamentos de informática;
c) Produção e distribuição de conteúdo audiovisual, bem como incentivo à produção a partir dos Pontos de Cultura direcionada às TVs públicas;
d) Pesquisas sobre formatos de produção audiovisual e gerenciamento da TV pública/digital;
e) Criação de um selo independente como principal ação de incetivo ao uso de licenças de bens culturais;
f) Desenvolvimento de uma plataforma de ensino à distância a ser usada na capacitação de multiplicadores dos Pontos de Cultura do Nordeste.
Política pública - O projeto pretende dar continuidade à diretriz de Cultura Digital do projeto Cultura Viva, iniciada em 2003. Através desta linha de atuação passou a se promover o uso do software livre e ações que permitam a circulação de informação e criação de bens culturais. As primeiras ações no Nordeste começaram em 2005, com o mapeamento dos Pontos de Cultura então atuantes, articulação de atividades, capacitação dos integrantes dos Pontos multimídia com software livre, incentivo à multiplicação de conhecimento e fornecimento de suporte técnico e conceitual.
Nesta nova etapa da ação Cultura Digital, os nove Pontões de Cultura Digital - situados nos estados de Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo - agirão coordenadamente, aproveitando as potencialidades e objetivos específicos de cada um. O trabalho tende a avançar na escala do conhecimento e das iniciativas que vêem sendo realizadas desde então.
As palavras-chaves na construção dessa rede são fortalecer, estimular e aproximar. As ferramentas de produção, difusão e desenvolvimento já existem, os Pontos já traduzem a cultura e produzem elementos, ritmos e manifestações culturais há muito, e a idéia da instrumentalização é conseguir amalgamar essa estrutura.
Cidade
Estado
País
Usuário/a
Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres
URL
cdtl
Itens relacionados a este
Coletivos
Autores/as do Coletivo