Metadados
Descrição
Centro de Cultura Luiz Freire - é uma organização não-governamental, que desde 1972, atua como sujeito autônomo político e social na busca pela radicalização da democracia e efetivação dos Direitos Humanos, através de atividades de formação e intervenção nas políticas públicas, educação, comunicação, cultura e desenvolvimento local.
Missão - Contribuir para a radicalização da democracia na Sociedade, promovendo a expansão, qualificação e consolidação da participação cidadã e da prática dos Direitos Humanos, vivenciados como um processo educativo e cultural.
Histórico - Em meio a um dos períodos de maior autoritarismo da história do Brasil, a ditadura militar, pessoas empenhadas na luta pela restauração da democracia reúnem-se em um dos casarões do sítio histórico de Olinda, dedicando-se a atividades culturais e projetos de desenvolvimento comunitário. Surge, em 1972, o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF).
Participante do processo de redemocratização, o CCLF contribui para o movimento de reordenamento político-institucional do país e para o fortalecimento das organizações populares. Presta assessoria jurídica na organização do movimento popular pelo direito à moradia, que resultou na criação da Lei do Prezeis; incentiva iniciativas educacionais de caráter comunitário e cria a primeira televisão de rua da América Latina – a TV VIVA.
É nesse contexto que o Centro começa a consolidar sua identidade institucional como ator político, definindo áreas de atuação prioritárias e coerentes com desafios da conjuntura nacional: influir nas políticas públicas em defesa e promoção dos direitos humanos, especialmente na luta pela universalização da educação pública de qualidade e na democratização dos meios de comunicação.
O CCLF participa da fundação do Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH; integra o movimento pró-constituinte; colabora na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; deflagra a prática do monitoramento de políticas públicas na área de justiça e segurança; participa da criação da Associação Brasileira de ONGs - Abong; desenvolve práticas educacionais diferenciadas e interculturais, no âmbito da leitura, educação infantil e específica para povos indígenas e quilombolas; registra e divulga ações de diferentes atores sociais; integra o Movimento Latino-Americano de Vídeo e promove a visibilidade e participa da cena cultural pernambucana.
Há 35 anos, o CCLF continua estimulando avanços democráticos para além do funcionamento regular das instituições políticas formais e empreende ações para que as transformações econômicas, políticas e sociais tenham como referencial uma nova cultura de relacionamento entre os seres humanos e destes com a natureza.
Data de Nascimento
29/08/1972
Cidade
Estado
URL
ccluizfreire