Metadados
Miniatura
Descrição
Para nós, com depoimentos aqui postados, a continuidade e o avanço das conquistas na gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, deve e pode significar, historicamente, uma perspectiva real de construção política no setor cultural que transcenda o governo e alcance a dimensão de uma política de Estado.
Um Estado que possibilite a promoção e fruição de nosso maior patrimônio: a diversidade cultural existente em todo território nacional.
A Gestão de Gil, no Governo Lula, ousou em "não consagrar o consagrado" e inverteu prioridades. Apontou para uma proposta estrutural com o Plano Nacional e o Sistema federativo de Cultura, a partir de uma ampla participação do setor cultural em fóruns, seminários, câmaras setoriais, conselhos e conferências em todo país. Inaugurou um novo modelo de gestão e transparência, evidenciado nos inúmeros editais públicos em diversas áreas, descentralizando políticas e recursos. Inovou com o Programa Cultura Viva, seu melhor exemplo de empoderamento, autonomia e política pública.
Muitos ainda são os desafios para o futuro, em especial, na desburocratização de processos, na garantia de maiores orçamentos e novas formas de financiamento, na implantação de banda larga para todos e na implantação da TV Pública.
Sendo assim, para consolidar esse cenário histórico é preciso a garantia da continuidade da equipe de Gilberto Gil, tendo a frente Juca Ferreira.
Este manifesto foi inaugurado no final de julho de 2008, com inúmeros depoimentos de agentes culturais de diversas regiões do Brasil, presentes no Festival de Inverno de Garanhuns, no interior de Pernambuco.
Este manifesto é aberto, todos podem participar.Cidade
Estado
URL
aqueleabraco