Metadados
Miniatura
Descrição
Joana D'arc Cavalcante - Mestra Joana
neta da Yalorixá dona Maria de Quixaba, sacerdotisa do Ylê Axé Oxum Deym, uma das mais antigas do bairro do Pina, desde criança esteve presente as atividades religiosas e culturais desenvolvidas dentro do Ylê.
Seu aprendizado artístico, tanto de música, quanto de dança, se dá nos espaços deste bairro, junto a Nação do Maracatu Porto Rico, da qual participa desde criança.
Trabalhou como agente jovem da prefeitura do Recife junto ao quilombo urbano Ilha de Deus, no bairro do Imbiribeira, onde desenvolveu um trabalho de reintegração a sociedade com jovens e crianças e criou o Maracatu Axé da Ilha.
Voluntaria do CAPS (Centro de atenção psicossocial) trabalhou com aulas de percussão com os pacientes.
A partir dos conhecimentos adquiridos no Ylê de sua avó, Joana D´arc cria o Mazuca da Quixaba, grupo que recria artisticamente as músicas e danças do Ylê de sua avó, num resgate cultural único de fragmentos da historia oral de velhos mestres da Jurema misturado com o som e a pisada do coco de terreiro.
(http://mazucadaquixaba.blogspot.com/)
Idealiza e rege o grupo Baque Mulher,Derrubando barreiras e enfrentado a discriminação Joana D’arc se torna em 2008 mestra do batuque do Maracatu Encanto do Pina, a primeira mulher na historia de um maracatu nação a ocupar este cargo.
(http://encantodopina.blogspot.com/)
Data de Nascimento
11/11/1978
Cidade
Estado
País
Usuário/a
Mestra Joana
URL
mestrajoana
Itens relacionados a este
Textos
Autor/a