Miniatura
Descrição
As origens do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, o maracatu mais antigo do Brasil em atividade, remontam a Ilha de Itamaracá, onde foi registrado, pelo inglês Henry Koster, no inicio do Século XIX, uma Coroação do Rei do Congo com a presença do vigário da paróquia. Os escritos do inglês confirmam os relatos de Maria Sérgia de Santana, a Rainha Mariú, matriarca do Maracatu, nascida em 1898 e falecida em outubro de 2003, aos quase 105 anos de idade.
Desde 1824, como contava, é que o Maracatu passou para seu pai, João Francisco da Silva, sendo posteriormente repassado para seu marido, Manoel Prospero de Santana, conhecido como "Seu Neusa", mestre de batuque da Nação. Com o marido, dona Mariú foi morar no Sitio Histórico de Igarassu, onde está a sede do Maracatu. Em Igarassu Seu Neusa e Dona Mariu construíram sua família de 19 filhos, dos quais 9 criados dentro da brincadeira. Dona Mariu dançava como Dama Regente, função que recebeu de seu pai, aos 12 anos de idade quando passou a cuidar de Dona Emilia, Boneca do Maracatu.
Hoje, a matriarca do Estrela Brilhante de Igarassu, é dona Olga, filha de dona Mariú, que lidera a agremiação com mais de 150 integrantes. Responde como mestre do batuque Gilmar de Santana, filho mais novo de dona Olga, que divide com sua mãe às resposabilidades de manter a tradição e o compromisso ancestral.
Autores/as do Coletivo
Estado
País
Endereço
Rua Dr. Barbosa Lima, 274
Cidade
Bairro
Sitio Histórico
CEP
53640-515
Telefone
(81) 3463-9303
Celular
(81) 9168-8747
estrelabrilhantedeigarassu@gmail.com