Miniatura
Descrição
Localizado na Cidade Alta, em Olinda, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC) foi inaugurado em 1966 como uma instituição ligada às artes plásticas do século XIX, a partir das coleções doadas por Assis Chateaubriand. Atualmente, seu acervo é formado por importantes obras das Artes Plásticas Contemporâneas, de Pernambuco e do Brasil.
São cerca de três mil obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e jóias que abrangem os principais movimentos artísticos vivenciados no Estado. Estão expostos trabalhos de artistas consagrados como Visconti, Telles Júnior, Guignard, Portinari, Di Cavalcanti, Gil Vicente, João Câmara, Samico, Lula Cardoso Ayres, Vicente do Rego Monteiro, entre outros.
O MAC funciona em uma edificação chamada Ulisses Pernambucano de Melo, projetada originalmente para abrigar o Aljube da Diocese. Palavra de origem árabe, Aljube significa masmorra, cárcere. Nesse prédio ficavam presos, sob jurisdição eclesiástica, os homens e mulheres acusados de delitos contra a Igreja Católica Romana.
A construção foi projetada em 1722 pelos engenheiros João de Macedo Corte Real e Diogo da Silveira Velozo. Obedecem aos modelos da arquitetura oficial utilizados no Brasil daquela época, provenientes do Reino de Portugal. São exemplos desse tipo de arquitetura elementos como fontes públicas, aquedutos e as Casas de Câmara e Cadeia. E é justamente subordinado a essa última que se encontra o Aljube.
Horários de visitação: De segunda 14 às 17h, terça a domingo 9h às 17h (até dia 23/01).
Diretora: Célia Labanca
Entidade
Fundarpe
Estado
País
Endereço
Rua 13 de Maio
Complemento
157
Cidade
Telefone
(81) 3429-2587
mac.atelie@hotmail.com