Descrição
O Projeto Cinestésico almeja difundir, exibir e produzir filmes de curta e de longa metragens, a partir de atividades de formação (mostras e oficinas) e de pesquisa relacionadas à educação e à produção multidisciplinar de conhecimentos.
As instituições de ensino universitário e de ensino básico utilizam ainda muito perifericamente os recursos audiovisuais, embora na contemporaneidade tenhamos nosso cotidiano impregnado dominantemente pela linguagem audiovisual característica das mídias eletrônicas. O Projeto Cinestésico visa difundir e exibir produtos audiovisuais em diferentes instituições de ensino (superior e básico), com o objetivo de iniciar os sujeitos nas linguagens audiovisuais, capacitando-os em sua formação na leitura reflexiva das mídias e de criações experimentais. Nesse processo, de leitura e produção, procura-se pesquisar as formas de produção de conhecimento implicadas nas linguagens audiovisuais, aproximando diferentes níveis e instituições de ensino e viabilizando contrução de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares.
Muitas pessoas filmam suas festas e eventos familliares significativos para suas vidas; vêem televisão diariamente. As escolas possuem DVDs e vídeo-cassete. No entanto, pouco ou quase nada vemos sobre ensino e produção audiovisual na formação profissional oferecida no ensino superior, tanto nos cursos de formação de professores (Pedagogia e Licenciaturas) quanto nos demais cursos. A relação com os meios audiovisuais ainda é ilustrativa e não é incorporada enquanto elemento estratégico nas mudanças ocorridas quanto às formas de construção de conhecimento e de leitura de mundo.No que diz respeito em particular aos objetivos e às atividades formativas no campo da Educação, devemos lembrar que o PPP do Curso de Pedagogia da UFPB aponta no âmbito das COMPETÊNCIAS, ATITUDES e HABILIDADES que 'o egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária (buscando, dentre diversos objetivos): (...) aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças; relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;(...) desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; (...) realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas; utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.' A formação de professores pode ser usada aqui para ilustrar o anacronismo que a caracteriza face às demandas do cotidiano midiático e globalizado, já que 'manteve predominantemente um formato tradicional que não contempla muitas das características consideradas, na atualidade, como inerentes à atividade docente, entre as quais se destacam: orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos; comprometer-se com o sucesso da aprendizagem dos alunos; assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos; incentivar atividades de enriquecimento cultural; desenvolver práticas investigativas; elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares; utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio; desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe'. (Parecer CNE/CP/009/2001 sobre as DCNs para formação de Professores do Ensino Básico p. 04) Ora, sabemos que uma das razões que fundamenta o fracasso escolar é a inadequação dos temas, das linguagens, das referências culturais que fundamentam as ações curriculares, bem os recursos e as metodologias utilizadas pelos educadores em sala de aula e em outros espaços de ensino-aprendizagem. É fundamental a inserção de projetos e iniciativas, no âmbito da formação de professores, que possam levar os licenciandos ao trabalho pedagógico com as linguagens e meios audiovisuais em processos de construção de conhecimento.Além disso, devemos prestar atenção ao próprio papel que os meios audiovisuais possuem por se constituírem em suportes de exercício de auto-reflexão crítica dos sujeitos, suporte para que estes sujeitos se auto-constituam intersubjetivamente como criadores de conhecimento no mundo social. Conforme BETTON (1987, p. 98) “o cinema permite que cada espectador conte-se a si próprio, veja-se viver, julgue-se. Revela-nos inúmeros desejos insuspeitos.” É neste sentido que as atividades de extensão apresentadas neste Projeto - incluindo a exibição, o debate, a produção e a pesquisa dos meios audiovisuais - podem contribuir para a incorporação de novas formas de construção de conhecimento e de auto-constituição de sujeitos reflexivos, cidadãos críticos no mundo midiático globalizado (McLUHAN, 1967), tanto no âmbito da formação de professores quanto de outros profissionais. Este projeto fundamenta-se em referências presentes tanto no âmbito da teoria da Educação quanto dos estudos da Comunicação e da Cultura. Em primeiro lugar, é fundamental visibilizarmos a predominância das linguagens audiovisuais em nosso cotidiano colonizado pelas mensagens da mídia (conceito de aldeia global de MCLUHAN, 1969), bem como a dinâmica cultural num mundo de Modernidade Tardia (HALL, 2003; GIDDENS, 1991) marcado pelo hibridismo (CANCLINI, 2000), fruto da circularidade cultural e das intensas trocas e interpenetrações de diferentes autores e referências.Em segundo lugar, trata-se de compreender o papel da exibição e do debate de produtos audiovisuais nos processos e instituições de formação. É importante possibilitar a estes sujeitos não apenas se tornar leitores das linguagens e dos meios audiovisuais, mas também autores, produtores. Fica claro igualmente que, como forma de produção de conhecimento, os meios e as linguagens audiovisuais precisam ser incorporados às atividades de pesquisa e esta inserção precisa ser ela também alvo de investigação, para que se possa avaliar o impacto da sua presença nas atividades formativas. Do ponto de vista da construção do conhecimento dentro de nosso cotidiano, é igualmente importante apontar a contribuição que essas atividades poderão dar na superação das barreiras disciplinares, tornando possível a construção de diferentes conhecimentos em rede, permitindo uma maior articulação com a realidade, uma maior multiplicidade na constituição das referências para a ressignificação dos eventos vividos pelos sujeitos no mundo (MORIN, 2001; ALVES, GARCIA, 2000).Devemos ainda lembrar do caráter dos espaços escolares – quer do ensino superior, quer do ensino básico - como lugares de produção cultural, compreendendo a educação como ação cultural (FREIRE, 1979) para a emancipação dos homens face a um mundo social em processo de crescente barbárie. Conforme nos apontou Cecília Goulart em seu artigo Reinventando diálogos, vínculos, razões e sensibilidades acerca das questões sobre educação suscitadas pelo filme Nenhum a menos (Zhang Yimou, 1998): 'A escola passa a ser um espaço de exercício sobre todos os problemas da experiência e dos conhecimentos. (...) Penso que devemos aceitar o que BRANDÃO (1985) nos propõe: uma espécie de passagem do cotidiano da escola para a educação do cotidiano. Significa, segundo o autor, ‘abrir as portas da escola e sair a buscar compreender os mundos circunvizinhos, antagônicos, próximos e remotos onde estão, onde vivem e convivem com suas culturas do cotidiano, os próprios personagens da vida escolar.’ Significaria, ainda, continua Brandão, ‘trazer para o campo da educação todas as interligações possíveis com todos os outros eixos internos e exteriores das experiências sociais e simbólicas da vida da pessoa, da sociedade e da cultura.’ (...) O cinema, como a literatura, faz com que vejamos os sujeitos em sua singularidade e, ao mesmo tempo, em sua dimensão coletiva e política, desnudando-lhes a subjetividade e a inserção social e histórica. Ajuda-nos, pois, a conhecer a realidade de ângulos diversos, a interpretá-la, abrindo-nos espaço para transformá-la a partir de cada um de nós e coletivamente'. (apud TEIXEIRA, 2003, p. 185)Objetivo Geral: a) no âmbito da difusão e da recepção, formar platéias e criar pólos de exibição, colaborando para o acesso de funcionários administrativos, professores e estudantes universitários aos bens audiovisuais, estimulando a reflexão crítica; b) no âmbito da produção, promover a produção audiovisual, estimulando articulações multidisciplinares; c) no âmbito da pesquisa, inaugurar novos campos investigativos tanto nas práticas de recepção do público quanto nos resultados da produção audiovisual proporcionada pelo Projeto.Objetivos Específicos:• formar platéias e constituir novos espaços de exibição para o cinema mundial, brasileiro e local, tanto em IES (UFPB, UEPB, UFCG, UFRRJ, UERJ) quanto nas escolas públicas de Ensino Básico (João Pessoa) onde forem realizadas as atividades do Projeto Cinestésico, colaborando para o acesso aos bens audiovisuais; •utilizar a linguagem cinematográfica como potencializadora de debates de interesse da sociedade; •constituir acervo de audiovisuais para uso do projeto e empréstimos;•propor filmes brasileiros e estrangeiros como ferramenta de apoio pedagógico ao ensino público superior;•dinamizar espaços e equipamentos culturais existentes, mas carentes de conteúdos;•exibir em suas sessões campanhas de utilidade pública;•possibilitar ao público o exercício da avaliação de suas atividades;•implementar Mostras de audiovisuais, Cursos e Oficinas sobre a Linguagem Cinematográfica;•produzir audiovisuais, articulando equipes multidisciplinares em torno de temáticas significativas; •inaugurar novos campos de pesquisa a partir das próprias atividades de exibição, analisando e refletindo sobre as práticas de recepção do público e sobre os resultados da produção audiovisual proporcionada pelo Projeto.•possibilitar as atividades de Estágio Supervisionado dos graduandos de Pedagogia como espaço formativo a partir das linguagens audiovisuais.
Entidade
Departamento de Habilitações Pedagógicas - Centro de Educação - UFPB
Estado
País
Endereço
UFPB - CAMPUS I - CIDADE UNIVERSITÁRIA
Complemento
DHP - CENTRO DE EDUCAÇÃO
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