Miniatura
Descrição
A iniciativa educativo-cultural Quartas Literárias foi criada pelo Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) como um espaço alternativo para experimentação artística, tendo a literatura como eixo através de roda recital, contação de histórias e produção de textos. Os primeiros encontros eram freqüentados apenas por profissionais do CCLF e convidados. Em poucos meses, o evento tornou-se espaço aberto freqüentado por um público diverso interessado na proposta de diálogo entre a literatura e outras linguagens artísticas (teatro, dança, música e fotografia).
Em 2006, o projeto Quartas Literárias se tornou Ponto de Cultura, através de convênio com Ministério da Cultura, através do Programa Cultura Viva. Em dezembro de 2007, as Quartas Literárias, assim como outros Pontos de Cultura de Pernambuco foram incorporados ao Projeto Células Culturais, da Fundarpe.
Centro de Cultura Luiz Freire - é uma organização não-governamental, que desde 1972, atua como sujeito autônomo político e social na busca pela radicalização da democracia e efetivação dos Direitos Humanos, através de atividades de formação e intervenção nas políticas públicas, educação, comunicação, cultura e desenvolvimento local.
Missão - Contribuir para a radicalização da democracia na Sociedade, promovendo a expansão, qualificação e consolidação da participação cidadã e da prática dos Direitos Humanos, vivenciados como um processo educativo e cultural.
Histórico - Em meio a um dos períodos de maior autoritarismo da história do Brasil, a ditadura militar, pessoas empenhadas na luta pela restauração da democracia reúnem-se em um dos casarões do sítio histórico de Olinda, dedicando-se a atividades culturais e projetos de desenvolvimento comunitário. Surge, em 1972, o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF).
Participante do processo de redemocratização, o CCLF contribui para o movimento de reordenamento político-institucional do país e para o fortalecimento das organizações populares. Presta assessoria jurídica na organização do movimento popular pelo direito à moradia, que resultou na criação da Lei do Prezeis; incentiva iniciativas educacionais de caráter comunitário e cria a primeira televisão de rua da América Latina – a TV VIVA.
É nesse contexto que o Centro começa a consolidar sua identidade institucional como ator político, definindo áreas de atuação prioritárias e coerentes com desafios da conjuntura nacional: influir nas políticas públicas em defesa e promoção dos direitos humanos, especialmente na luta pela universalização da educação pública de qualidade e na democratização dos meios de comunicação.
O CCLF participa da fundação do Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH; integra o movimento pró-constituinte; colabora na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; deflagra a prática do monitoramento de políticas públicas na área de justiça e segurança; participa da criação da Associação Brasileira de ONGs - Abong; desenvolve práticas educacionais diferenciadas e interculturais, no âmbito da leitura, educação infantil e específica para povos indígenas e quilombolas; registra e divulga ações de diferentes atores sociais; integra o Movimento Latino-Americano de Vídeo e promove a visibilidade e participa da cena cultural pernambucana.
Há 35 anos, o CCLF continua estimulando avanços democráticos para além do funcionamento regular das instituições políticas formais e empreende ações para que as transformações econômicas, políticas e sociais tenham como referencial uma nova cultura de relacionamento entre os seres humanos e destes com a natureza.
Entidade
Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF)
Estado
País
Endereço
Rua 27 de Janeiro, 181
Cidade
Bairro
Carmo
CEP
5302020
Telefone
81 3301-5241
cclf@cclf.org.br
Site
Home
Imagens
Coletivo