Miniatura
Descrição
A mostra de Cinema e Direitos Humanos, criada em 2006 pela então Secretaria Especial de Direitos Humanos, é uma ação estratégica de promoção da educação e da cultura em Direitos Humanos. É uma prática de educação fundamentada no reconhecimento da linguagem cinematográfica como instrumento efetivo na sensibilização para temas de Direitos Humanos. Tem sido um espaço de reflexão sobre ideais de liberdade e de igualdade e sobre a luta por direitos.
Nas primeiras edições aconteceu em seis cidades brasileiras. A cada ano, o projeto vem sendo ampliado. Nas ultimas edições conseguiu chegar em todas as capitais brasileiras - 'e alcançou na sua difusão um número significiativo de exibições em diversos pontos nos municipios brasileiros destacando-se o estado da Bahia onde os pontos exibidores aumentaram em maior índice nas ultumas mostras consecutivas'. Vale ressaltar e lembrar aos frequentadores e apoiadores o especial momento da 9a. Mostra que trouxe por ocasião dos 50 anos do Golpe Militar, onde inaugurou uma etapa da história marcada por sistemáticas violações de Direitos Humanos no país, teve como temática o 'Direito a Memória e Verdade'. Com intuito de reafirmar o repúdio aos abusos cometidos no período, e assim evitar a repetição e de rememorar a heróica resistência de quem lutou pela democracia. Fonte: Página do site CTAV/Minc; Catálogo da (a. Mostra Cinema e Direitos Humanos No Hemisferio Sul - 2014.
'Nesta edição, terá como tema os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos'
Surpreende ou não o Brasil num verdadeiro estado de exseção onde paira 'nuvens obscuras' de um retrocesso sócio politico e educacional que parece 'desescrever a referida Declaração Universal dos Direitos Humanos colocando em risco os direitos humanos e até o maior direito hemano que é a vida do cidadão. Que seja dada a oportunidade de nos abastecermos para as lutas que virão de agora por diante demonstrando estar muito mais instrumentalizada.
O Iteia.Net mais uma vez coloca-se a disposição para apoiar na divulgação e articulação dos demais pontos exibidores da Mostra.
Quando: dia 22 ocorreu a bertura e permanecerá até o dia 27 de novembro de 2018.
Onde: Sala Walter da Silveira - Complexo Cultural da Bibliotéca Pública do Estado da Bahia/FPC
Horário: A partir das 8:30 manhã, às 13 sessões vespertinas e a noite a partir das 18h00.
Sessões seguidas de mesas de debates.
Canal
Tag
bahia | brasil | cinema | cultura viva | direitos humanos | pontão de cultura digital | salvador em destaque
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
assinatura
Cris Alves - Iteia.Net
foto_credito
Coordenação Nacional da Mostra
foto_legenda
Card do evento
home
0
secao
0