Miniatura
Descrição
Dando continuidade à divulgação do “1ª BELEZA INDÍGENA DO PANTANAL - MS”, evento que será realizado no dia 25 de abril, em Mato Grosso do Sul, o primeiro desta natureza, com o objetivo de valorizar e resgatar a auto-estima das mulheres indígenas de todo o estado, independente de região ou etnia, a equipe organizadora bota o pé na estrada.
Para Silvana Terena, o evento quer evidenciar a cultura e a beleza das mulheres indígenas levantando sua auto - estima, a fim de que seus olhares vislumbrem novos horizontes, e, conforme ela afirma, "o concurso não promove uma disputa entre as mais belas indígenas, mas a difusão de inúmeras e singulares formas de expressão de povos que produzem com seus desenhos, ícones e artesanatos, a mais bela expressão de seu modo de ser e viver”. Segundo Silvana, o concurso pode colaborar para que as jovens vejam-se, a si mesmas, como pessoas capazes de conquistar o que desejam superando obstáculos.
A divulgação do evento esta a todo vapor. Depois de já realizadas duas viagens às aldeias, a equipe organizadora realiza agora a terceira, desta vez para a região do Cone Sul na Grande Dourados. A primeira viagem aconteceu nos dias 21 e 22 de março, quando a equipe organizadora visitou as aldeias dos municípios de Sidrolândia, aldeia Teréré, Dois Irmãos do Buriti, aldeia Buriti e todas da região, estiveram também nas aldeias de Nioaque, Aldeinha de Anastácio e região da aldeia do Limão Verde em Aquidauana. Na segunda viagem, a equipe partiu de Campo Grande no dia 27 de março e retornaram na madrugada do dia 30.
Percorreram desta vez toda região de Miranda e Distrito de Taunay, podendo contar, inclusive, com o apoio da Miss Mato Grosso do Sul 2008, Tainara Terena, da Aldeia Ipégue, município de Aquidauana e Rosiane Nogueira da Aldeia Passarinho, município de Miranda, quando visitaram nove aldeias e mais sete na região de Toné, município de Aquidauana. A terceira viagem, com destino à região do Cone Sul na Grande Dourados, aconteceu nos dias 4 e 5 de abril, contando com o apoio de Aguinaldo Areco, guia turístico e do designer Gilmar Marcos Galache, do Museu das Culturas Dom Bosco que pôde fotografar a região colaborando para o bom desempenho dos trabalhos.
Morador da aldeia Jaguapiru, Fernando da Silva, coordenador da CONDISI da Funasa de Dourados, ficou responsável por representar a coordenação do evento nos municípios de Amambaí e Japorã. Em Dourados, visitaram as aldeias de Jaguapiru e Bororo. Na primeira mantiveram contato com Ezaul Mamede, coordenador indigenista do município de Dourados, que assim se pronunciou- “este evento é de muita importância para nós, serve para abrir novos caminhos para nossas meninas. Devemos todos vestirmos esta camisa” disse Mamede.
Também visitaram a aldeia Te’ Ýikue, da etnia Kaiowá do município de Caarapó, onde conversaram com o professor e coordenador do Ensino Médio, Eliel Benites, que afirmou a importância do evento para valorizar a cultura independente desta etnia indígena, sem promover a discriminação, confirmando sua presença no desfile final.
Silvana Terena, realizadora, e Sidney Albuquerque, colaborador e acadêmico de Jornalismo, participaram de todas as viagens e têm recebido apoio de todos os demais, já citados e que compõem a equipe. “Estou muito feliz com a boa aceitação por parte das lideranças das aldeias já visitadas.
Este evento vai trazer novas expectativas de vida para nossas meninas indígenas” diz Silvana Terena. Segundo informação dos organizadores do evento, no decorrer desta semana, entrarão em contato com outras regiões para a divulgação, e até o final do período estarão com o trabalho concluído.
A previsão para se saber quem serão as representantes de cada região e de quais aldeias virão, será até os dias 19 e 20 de abril. As meninas deverão chegar à capital três dias antes do desfile final.
Pra ver as fotos clique aqui.
Maiores informação entrem em contato com Silvana Terena cel. (67)92574214 ou (67)99614370 ou mandem e-mails para –
silzinhajunior @hotmail.com
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
subtitulo
À Procura da Beleza
assinatura
Sidney Moraes de Albuquerque
foto_credito
Gilmar Marcos Galche
foto_legenda
Aldeia Te'Ykue, Caarapó - Ms
home
0
secao
0