Descrição
A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) está realizando uma ação inédita para promover a interiorização das políticas culturais no Estado. Artistas, produtores, empreendedores, gestores e instituições culturais do interior já tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) pela capacitação itinerante, que durante todo o mês de junho percorreu o Estado. Ao todo, 12 municípios já foram visitados, em cada uma das 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs), além do Arquipélago de Fernando de Noronha. Nesta quinta-feira (26), será a vez dos recifenses receberem a última capacitação. O evento ocorrerá no Cinema da Fundaj, das 9h às 13h.
O objetivo das aulas é difundir para os pernambucanos as linhas de ação, o funcionamento da avaliação, os segmentos contemplados e a alocação de recursos referentes ao Funcultura. “Nossa proposta é estimular a participação de artistas e produtores do interior no fundo. Não adiantaria triplicar os recursos do Funcultura se ele continuasse concentrando os investimentos no projetos da Região Metropolitana”, conta Luciana Azevedo, presidente da Fundarpe, lembrando a ampliação em mais de 200% do Fundo desde ano passado.
A capacitação tem duração de quatro horas, destacando o Edital 2008 e esclarecendo os critérios para a participação no concurso e de avaliação dos projetos inscritos. Os formulários de inscrição, incluindo o formulário eletrônico, são apresentados. O funcionamento do novo site da Fundarpe também será demonstrado durante a aula.
As capacitações foram ministradas pelo analista de sistemas da Fundarpe, José Luciano Magalhães, e pelo produtor cultural Osmar Barbalho. “Cerca de três dias antes da chegada da oficina em cada cidade, um produtor da Fundarpe esteve no local divulgando a aula, convocando a população e organizando o evento”, comenta Magalhães. As aulas são voltadas para aproximadamente 100 alunos.
FUNCULTURA – A edição deste ano do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) é a que destina o maior número de recursos na história do Estado. Principal incentivo governamental à produção cultural independente, vai destinar R$ 12 milhões para a execução de projetos artísticos, nas áreas de produção, preservação, formação e difusão cultural. O edital é, sobretudo, fruto de um diálogo entre o poder público e a classe artística organizada, estabelecido através de encontros com o setor por meio de Fóruns e Comissões Setoriais. Agora, qualquer pessoa, física ou jurídica, residente no Estado, há pelo menos um ano, poderá se inscrever na Fundarpe até 15 de junho. O edital está aberto até o dia 30 de junho.
SERVIÇO
Capacitação do Funcultura
26 de junho - Região Metropolitana / Recife
Cinema da Fundaj (Derby) - 9h às 13h
Sistema de Origem
Fundarpe
Coletivo
subtitulo
Nesta quarta e quinta-feira, a oficina será realizada para os recifenses no Cinema da Fundaj
home
1
secao
0