Miniatura
Descrição
Nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20, continuam as atrações no Galpão da Cidadania e no Armazém da Utopia, dois espaços do Ministério da Cultura disponibilizados para a realização de atividades culturais durante a Conferência Rio+20.
A entrada é franca. A programação é diversificada e inclui seminários, conferências, apresentações artísticas, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e shows.
As atividades culturais acontecerão até a próxima sexta-feira, 22 de junho.
Veja a programação desta terça e quarta-feira:
Terça-feira (19/6) Galpão da Cidadania
Das 9h30 às 17h30 será realizado o Seminário Internacional sobre Cultura e Sustentabilidade. O evento pretende destacar a importância das questões culturais nas estratégias locais, nacionais e internacionais.
A preparação da Conferência Rio+20 permitiu a expressão de muitas manifestações coincidentes quanto à necessidade de que a sustentabilidade inclua um componente cultural de maneira explícita. Tais manifestações partiram de governos nacionais, de organizações internacionais, da sociedade civil e de governos locais. É nesta perspectiva que o MinC e a Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos convocam para um dia de debates sobre o tema.
Estarão presentes no seminário o secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz, e representantes das áreas de cultura e de sustentabilidade de vários países, como Canadá e Senegal, além de representantes de grupos indígenas. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, estará presente na solenidade de encerramento.
As apresentações desta terça-feira começam às 11h, com a Cia Reciclagem do Papel com Fazendo a Diferença. Às 13h, tem início a apresentação da Cia Dançando para não dançar, e a partir das 16h30, Teatro com Maria Brasilianas. As mostras de audiovisua incluem, às 15h, Serras da Desordem e, às 17h, Iracema – Uma transa Amazônica.
Os shows ficam por conta da Banda Paraphernália e Pagode Jazz Sardinhas’s Club, a partir das 18h.
Nos dias 20 e 21 de junho, das 10h às 17h, acontece o Seminário de Culturas Indígenas. O evento reúne ações desenvolvidas junto aos povos indígenas, com o objetivo de promover a troca e o monitoramento de experiências, divulgar ações desenvolvidas pelo MinC, bem como a mobilização para participação do processo de renovação do Colegiado Setorial para as Culturas Indígenas.
É esperada a presença de 70 participantes nas reuniões do seminário, que poderá ser largamente ampliada junto aos povos indígenas graças à articulação de sua programação no Acampamento Terra Livre para a vida Plena, que ocorrerá na Cúpula dos Povos.
Estarão presentes o secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz; a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg; o presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Marcelo Cardona, a presidente da Funai, Marta Azevedo, um representante do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Cidades Metropolitanas; e um representante do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.
As apresentações do dia 20 ficam por conta das Rodas de Leitura, com A história que eu conto. Às 13h, Coral dos Índios Guarani de Paraty e, às 15h, apresentação do grupo Mineiro Pau-Bom Jardim. Às 16h30, Som das Comunidades – Turano.
As mostras de audiovisual começam às 15h com os filmes Estado de Seca - Mais que a Terra. Às 17h, Uma Questão de Terra e A Pedra da Riqueza. Às 19h30, Xapiri!
O show de quarta-feira fica por conta de Elba Ramalho, a partir das 21h .
O Galpão da Cidadania está localizado na Rua Barão de Tefé, 75, Saúde, no Rio de Janeiro.
Armazém da Utopia
Todos os dias, sempre a partir das 19h, o cais do porto recebe o musical ‘Havana Café’. Um barman prepara coquetéis que são servidos ao público por garçonetes do próprio elenco durante o espetáculo.
As versões das músicas vão desde grandes standards norte-americanos a mambos, rumbas e boleros, que refletem sucessos e fracassos de um mundo em que tudo está à venda, tudo tem seu preço. Três músicos acompanham o elenco com sax, piano e contrabaixo, enquanto os atores se revezam, cantando e tocando instrumentos.
Quem vai ao cais pode ainda aproveitar o Drive-in Rio, a partir das 21h30. É um evento de performances e instalações visuais em grande escala.
A programação do Armazém da Utopia conta ainda com o Lounge de integração, onde os artistas e visitantes se encontram informalmente.
Tem ainda música ambiente, show e atrações (como bicicletas fixas que geram energia de parte do ambiente) e telão com vídeos.
O Armazém da Utopia fica no Cais do Porto, no Rio.
Canal
Tag
jornal iteia | minc | rio de janeiro | rio20
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Coletivo
assinatura
Rosiene Assunção, Ascom/MinC
foto_credito
Caru Ribeiro
home
0
secao
0