Miniatura
Descrição
Olinda vai fazer do Carnaval 2013 uma grande festa com pólos de animação, 190 atrações de palco e mais de 254 horas de folia/show. O compromisso da cidade é com a alegria e a cultura, exaltando as expressões artísticas de todo o Estado na cenografia e contemplando uma programação autenticamente local. Destaque para os desfiles de blocos e cortejos no sábado e domingo, a apoteose dos Bonecos Gigantes e o Encontro de Maracatus de Baque Solto na segunda-feira, o Encontro de Bonecos Gigantes na terça e os encontros de Bois e Ursos na Quarta-feira de Cinzas.
PRÉVIAS - Antes do Carnaval, as prévias movimentam o Sítio Histórico com blocos de frevo e maracatus. Destaque para a Corrida de Bonecos Gigantes e de Mascotes dos times de futebol neste sábado (2). A concentração acontece às 8h no Mercado da Ribeira com chegada ao Palácio dos Governadores. No domingo (3), a grande atração é As Virgens do Bairro Novo, no Carmo, a partir de 12h.
Ainda na semana pré-carnavalesca, a Noite Para os Tambores Silenciosos acontece segunda-feira, a partir das 20h nos Quatro Cantos de Olinda. Música, religiosidade e tradições afro se unem em um espetáculo ancestral com cortejo de maracatus de baque virado até o Largo do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso. Serão oito maracatus participando com convidados. O Maracatu Nação Leão Coroado, que este ano comemora 150 anos, dá um brilho especial para a noite.
A semana pré segue com vasta programação diariamente. Na sexta-feira, a troça Flor da Lira se apresenta no Largo do Amparo, às 19h. Há blocos iniciando às 7h para os foliões se aquecerem para a folia desde cedo.
SÁBADO DE ZÉ PEREIRA- No Sábado de Zé Pereira, algumas atrações são bastante esperadas o ano inteiro. É o caso do Eu Acho é Pouco com saída às 17h do Pátio do Mosteiro de São Bento, no Varadouro, colorindo as ruas de vermelho e amarelo. O John Travolta se concentra no mesmo horário no Clube Vassourinhas, no Amparo. Para finalizar a noite, na Estrada do Bonsucesso, sai o Homem da Meia Noite.
DOMINGO DE CARNAVAL - Domingo é o dia do sambão do Patusco com concentração na Rua do Amparo, às 10h. Às 17h30, o Clube Carnavalesco Elefante de Olinda sai da Rua do Guadalupe. Já às 19h, o Maracatu Carnavalesco Leão Coroado se concentra na Praça do Carmo.
SEGUNDA DE CARNAVAL - Segunda-feira pela manhã, a diversão é das famílias com crianças. O Eu Acho é Pouquinho se concentra às 8h30 na Praça Laura Nigro, na Ribeira, e às 9h é a vez do Patusquinho na Rua do Amparo. Também na segunda-feira pela manhã, acontece a Apoteose dos Bonecos Gigantes. A concentração é às 9h com saída às 10h do Alto da Sé ao Palácio dos Governadores. O desfile conta com a participação de 50 bonecos gigantes que representam personalidades históricas e culturais do Brasil e do mundo como Alceu Valença, Ariano Suassuna, Capiba, Obama e Michael Jackson.
O Encontro de Maracatus de Baque Solto será realizado na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara. A concentração é às 10h com 54 maracatus rurais de todo o Estado. Ainda na segunda-feira, à tarde, a Pitombeira dos Quatro Cantos se concentra na Praça 12 de Março, no Carmo, às 16h. Às 17h, o Clube Carnavalesco Marim dos Caetés sai do Largo do Guadalupe.
TERÇA GORDA - Na terça-feira, o Patusco sai da Rua do Amparo às 10h. Às 11h, há o desfile com cerca de cem tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda, no Largo do Guadalupe. O dia segue movimentado com muita festa e alegria com Ceroula de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos, Eu Acho é Pouco e Afoxé Oxum Pandá, entre outros. Destaque ainda para o desfile de Blocos Líricos do Largo do Amparo ao Sítio de Seu Reis, às 19h. O anfitrião é o bloco Flor da Lira de Olinda.
QUARTA-FEIRA DE CINZAS - A Quarta-Feira de Cinzas tem início às 5h com o Munguzá de Zuza Miranda e Thaís, no Alto da Sé. O Patusquinho volta a se apresentar às 9h na Rua do Amparo numa despedida do Carnaval para as crianças. Às 13h, o Bacalhau do Batata faz a festa no Alto da Sé. Às 19h, no Varadouro, há o encontro de bois de Carnaval de diversas regiões do estado realizado por Dona Dá. No Largo do Guadalupe até Mercado Eufrásio Barbosa, os foliões podem acompanhar o encontro de Afoxés Ganga Zumba.
Polos:
Polo Fortim: 28 atrações - Polo Seu Reis: 20 atrações - Polo Maracatu: 20 atrações - Polo Samba: 22 atrações - Polo Bonsucesso: 15 atrações
POLO FORTIM - 28 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 44 HORAS DE SHOW)
POLO SEU REIS - ÕES (APROXIMADAMENTE 32 HORAS DE SHOW)
POLO MARACATU - 20 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 20 HORAS DE SHOW)
POLO SAMBA - 22 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 30 HORAS DE SHOW)
POLO BONSUCESSO - 15 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 22 HORAS DE SHOW)
POLO GUADALUPE - 21 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 30 HORAS DE SHOW)
POLO SALGADINHO - 20 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 32 HORAS DE SHOW)
POLO AMARO BRANCO - 10 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 10 HORAS DE SHOW)
POLO XAMBÁ - 16 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 15 HORAS DE SHOW)
POLO INFANTIL - 08 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 8 HORAS DE SHOW)
POLO RIO DOCE – 10 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 11 HORAS DE SHOW)
TOTAL: 190 ATRAÇÕES (APROXIMADAMENTE 254 HORAS DE SHOWS)
PALCOS: Fortim do Queijo recebe Fafá de Belém, Alceu Valença, Siba, Spok e Maestro Forró
O palco no Fortim do Queijo, no Carmo, vai garantir a animação dos foliões que quiserem curtir shows com artistas locais e nacionais durante a folia de Momo. Na abertura do Carnaval, na quinta-feira (7), a festa tem início às 18h40 com J.Michiles, compositor pernambucano dos principais frevos que encantam conterrâneos e turistas e que este ano recebe o reconhecimento da cidade pelos anos dedicados ao frevo e à cultura. Em seguida, é a vez de Alceu Valença embalar a multidão com seus sucessos como Tropicana e Diabo Louro. Para fechar a noite, a Orquestra Contemporânea de Olinda.
Na sexta-feira (8), destaque para a apresentação do Maestro Forró e de Nena Queiroga. No sábado (9), Fafá de Belém é a grande atração nacional, encerrando a noite. Antes, sobem ao palco Bonsucesso Samba Clube, Ska Maria Pastora e Quinteto Violado.
Já no domingo, a banda Eddie mostra ao público todo o jeito e estilo de vida olindense. Na segunda-feira, o Maestro Spok brinda a todos com o melhor do frevo e na terça-feira é a vez de Siba e orquestra, do Maestro Duda e de Claudionor Germano.
Outros polos - Já no Polo Sítio de Seu Reis, também no Carmo, a programação também será intensa. Gerlane Lops, Maciel Salu, Catharina de Jah, Ortinho e Karynna Spinelli são algumas das atrações.
O samba também aparece como destaque no Alto da Sé com o Polo Samba. Entre as atrações, Patusco, Sambastar, Sambê, Preto Velho, Conxitas e D´Breck.
Homenageados do Carnaval de Olinda 2013
TIAGO AMORIM – Multiartista, nascido em 1943 em Limoeiro e criado em Olinda. Folião e carnavalesco, Tiago Amorim é um artista plástico completo, sendo bastante conhecido como ceramista. Desenvolve ainda trabalhos nas áreas de música, escultura e pintura. Realiza trabalhos de inclusão social para inserção da comunidade no mundo das artes. Foi um dos precursores do Movimento da Ribeira. É fonte de inspiração para a nova geração de artistas plásticos. Direcionou com Janete Costa, Adão Pinheiro, Guita, Marcos Amorim, entre tantos, a primeira ambientação da cidade para o Carnaval. Realizou o pórtico do Carnaval dos 500 anos em homenagem a Carmem Miranda. Recebeu o primeiro prêmio de Arte Mural, participou da oitava Bienal de São Paulo, tem uma porta em madeira entalhada exposta na Maison Pierre Cardin, em Paris. Seu mais recente trabalho é o mural inspirado no conceito da Justiça do Apocalipse a ser reinaugurado no Tribunal da Justiça do Trabalho. Fez parte do grupo de Danças Portuguesas de Olinda e da Escola de Frevo Nascimento do Passo.
RECONHECIMENTO DA CIDADE PELA ATIVIDADE DEDICADA AO FREVO E À CULTURA
MARACATU LEÃO COROADO - Comemorando 150 anos em 2013, o Maracatu Nação
Leão Coroado mantém a tradição e a religiosidade do baque virado, sendo o mais antigo em atividade desde a sua fundação. Tem como elementos o porta-estandarte, o rei e a rainha, as damas do paço e os batuqueiros. Com sede em Águas Compridas, está sob o comando do Mestre Afonso Aguiar Filho.
J.MICHILES – Nascido em 4 de fevereiro de 1943, o compositor pernambucano J.Michiles é responsável pelos principais frevos que fazem a alegria de todos durante o Carnaval. É autor ainda de letras de forró, maracatu e coco. Tem um acervo de mais de cem músicas. Sua primeira música premiada foi o frevo-de-bloco Recife, manhã de sol. Entre os sucessos, Diabo louro, Bom demais, Me segura senão eu caio, Roda e avisa, Vampira, Saudando o Brasil, Fazendo fumaça, O Bambu vai quebrar entre outras. Recebeu diversos prêmios em concursos de frevo em Pernambuco. É formado em História pela Universidade Católica de Pernambuco.
GETÚLIO CAVALCANTI – É conhecido pelos frevos de bloco, tendo suas composições tocadas principalmente pelos blocos líricos, revivendo os antigos Carnavais, tais como o Bloco da Saudade. Destaque para o frevo Último regresso e Um amor a mais. Nasceu em 10 de fevereiro de 1942 em Camutanga, na Zona da Mata Norte.
Parque do Carmo terá a tradicional programação infantil
Carnaval em Olinda é uma festa e uma tradição passada de geração em geração. É uma paixão contagiante que começa desde a infância, quando os pais levam os filhos fantasiados para ver o movimento do Carnaval. Pensando nisso, a Prefeitura de Olinda realiza mais uma vez o Polo infantil com programação de sábado (9) a terça-feira (12), no Parque do Carmo.
Na programação, oficinas de dança, contação de histórias, shows, brincadeiras de roda, desfiles de agremiações, bonecos gigantes e serviço de fraldário. Este ano, a novidade é a estreia do bloco O Lordinho, a versão infantil do Lord de Olinda, Mário Medeiros Raposo, um guarda municipal que durante 63 anos saiu com fraque e cartola preta festejando o Carnaval e cumprimentando os foliões.
Haverá oficinas de dança de frevo, ciranda, coco e maracatu. Durante a contação de histórias, as crianças poderão descobrir um pouco da cultura do Carnaval. O Eu Acho é Pouquinho também desfilará pelo polinho infantil, formando os foliões de amanhã do bloco vermelho e amarelo. Diariamente, haverá desfile de Bonecos Gigantes.
Proteção a monumentos e fiscalização de festas
Museus, monumentos, igrejas, capelas e bicas recebem tapumes de proteção para evitar depredação e atos de vandalismo durante o Carnaval 2013. Entre os espaços preservados, o Museu de Arte Sacra, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu do Mamulengo, a Igreja da Sé, do Bonfim, do Carmo e do Amparo. A ação é das Secretarias de Patrimônio e Cultura de Olinda, Serviços Públicos e Controle Urbano.
De acordo com a secretária executiva de Patrimônio, Cláudia Rodrigues, a equipe apresenta ao Iphan o Plano de Carnaval de Olinda. “Apresentamos onde vai haver palco, banheiros, camarotes e comércio informal, delimitando todas as intervenções de forma a não descaracterizar o espaço. Além disso, colocamos tapumes em todos os monumentos”, comenta.
Durante o Carnaval, uma equipe multidisciplinar formada por representantes da Secretaria de Patrimônio e Cultura, Defesa Civil, Controle Urbano, Corpo de Bombeiros, Ciatur, Crea, Iphan e Conselho de Arquitetura e Urbanismo atua no plantão de fiscalização também das festas realizadas por produtores de eventos. O objetivo é evitar imprevistos ou transtornos que prejudiquem a folia, além de fiscalizar a preservação do Sítio Histórico.
Proibido som acima de 70 decibéis
Para evitar a formação de focos não oficiais de folia, que atrapalham o desfile dos tradicionais blocos carnavalescos, a Secretaria de Assuntos Jurídicos realiza até a sexta-feira pré-carnavalesca, uma campanha educativa para cumprimento da Lei Municipal nº 5.306 de 2001, que proíbe o uso do som acima de 70 decibéis, em pontos não oficiais.
Durante o Carnaval, agentes do Controle Urbano ou da Guarda Municipal estarão atendendo às denúncias, que podem ser feitas, das 8h às 22h, para o telefone 3429.0169 e 34393081. Se comprovada a denúncia, o proprietário do imóvel recebe uma notificação. Reincidindo, recebe uma multa e o equipamento será apreendido.
Estacionamento legal e bloqueios de trânsito
No último domingo (27), entrou em vigor o Estacionamento Legal, um espaço no Memorial Arcoverde onde o visitante pode deixar seu veículo e seguir tranquilamente para os focos de folia. Durante os quatro dias de carnaval, o espaço funcionará das 7h às 00h e o valor é de R$ 12. Nesta quantia já está inclusa a passagem de ida e volta no Expresso da Folia, um microônibus que leva o folião do Memorial Arcoverde até a Praça do Jacaré, ponto de embarque e desembarque.
Os bloqueios de trânsito também serão ampliados e 64 agentes de trânsito mais 250 auxiliares estarão nas ruas orientando motoristas. Os bloqueios fixos e móveis ficarão nos seguintes pontos:
Bloqueios Móveis – Avenida Olinda (Memorial Arcoverde e Varadouro), Avenida Eslebon de Castro (Supermercado Extra), Estrada do Bonsucesso (Bonsucesso), Rua 15 de Novembro (Varadouro) e Rua 10 de Novembro (Carmo).
Bloqueios Fixos – Rua Frei Afonso Maria (Amaro Branco), Rua Bartolomeu Dias (Guadalupe), Rua José Ramalho, Rua do Guadalupe (Guadalupe), Rua Bica dos Quatro Cantos (Amparo), Rua Cel João Beltrão (Amparo), Rua Maria Teresa Beltrão (Amparo), Rua da Boa Hora (Varadouro), Travessa Joaquim Nabuco (Varadouro), Travessa 15 de Novembro (Varadouro) e Rua Dom Pedro Roeser (Carmo).
Além dos bloqueios, haverá agentes de trânsito em pontos de fiscalização móveis no Alto da Sé, Fortim do Queijo, Praça João Pessoa (Praça Maxambomba) e confluência da Rua Manoel Borba e Avenida Sigismundo Gonçalves.
Por fim, taxis do Recife estão liberados para trafegar em Olinda e os de Olinda para circular no Recife, a partir das 18h desta sexta-feira (08) até as 12h, da quarta-feira (13). Em Olinda, os pontos de taxi estarão localizados no Mercado Eufrásio Barbosa, Atacadão (PE-15), Extra (Praça 12 de Março) e Praça do Carmo. Uma frota de 806 taxis estará disponível para os foliões, na Cidade Patrimônio.
Ação contra o trabalho infantil, “Camarote da Acessibilidade” e ouvidoria da mulher
Durante o carnaval, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos desenvolve diversas ações de proteção social e defesa dos direitos humanos dos foliões e munícipes em situação de vulnerabilidade. São elas:
PÓLO FOLIA CIDADÃ – O Pólo Folia Cidadã é uma ação de enfrentamento ao trabalho infantil e a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. O público alvo são os filhos dos comerciantes que trabalham durante o carnaval, entretanto é aberto ao público. Neste espaço as crianças e adolescentes, que receberão quatro refeições ao dia, terão acesso às oficinas de frevo, coco, maracatu, produção de fantasias, pintura, música percussiva e fabricação de adereços.
As equipes de atendimento serão formadas por coordenadores pedagógicos, assistente social, psicóloga, educadores sociais, cuidadores, oficineiros, recreadores, vigias, apoios administrativos e serviços gerais. Os dois abrigos para crianças e adolescentes do município estarão abertos para dar suporte ao pólo, assim como o Centro de Referência da Infância e Adolescente (CRIA).
CONSELHO TUTELAR – O Conselho Tutelar funcionará no Parque do Carmo em regime de plantão 24 horas. De forma articulada com o Pólo Folia Cidadã e com o trabalho desenvolvido pelos educadores sociais, o Conselho Tutelar poderá ser acionado pela coordenação da equipe de abordagem quando o educador social não obtiver sucesso em sua abordagem de sensibilização dos pais ou responsáveis quando em situações de identificação de trabalho infantil; a criança ou adolescente for originário de outro município ou quando o educador social identificar sinais de exploração sexual dos menores.
AÇÕES EDUCATIVAS – O Centro de Referência da Mulher Márcia Dangremon, junto com a Coordenadoria das Mulheres, trabalharão de forma integrada na defesa dos direitos das mulheres. Para isso, haverá distribuição de material educativo em pontos estratégicos do Sítio Histórico. Além disso, será instalada a Ouvidoria da Mulher no Parque do Carmo que funcionará das 8h às 16h, com o apoio da Delegacia da Mulher.
A Coordenadoria de Negros e Negras e o Grupo de Trabalho LGBT realizarão campanhas de combate ao racismo e homofobia. Destinadas a prevenir situações de violência, as ações serão executadas por meio de abordagem e distribuição de material educativo aos foliões. As mensagens enfatizam a igualdade de direitos e deveres, bem como a exortação à paz e não violência.
CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE – O Camarote da Acessibilidade é um espaço destinado a pessoas com qualquer tipo de necessidades especiais (física, intelectual, visual e auditiva). Localizado na Praça do Carmo, ele será equipado com sinalização, rampas de acesso e corrimões, banheiros adaptados para cadeirantes, audiodescrição para deficientes visuais e intérprete de libras para deficientes auditivos. As inscrições para ter acesso ao camarote poderão ser realizadas através do telefone: 3429.6777 e pelo email: c.inclusao@olinda.pe.gov.br
BONDE DA CIDADANIA – Com o propósito de unir ação educativa ao ambiente do Carnaval, foi idealizado o Bonde da Cidadania. Trata-se de uma alegoria de bonde remetendo à história de Olinda conduzido por atores da Associação de Teatro de Olinda (ATO), com estandarte e pequena orquestra circulando no Sítio Histórico.
Em locais estratégicos de aglomeração de foliões, o Bonde da Cidadania faz paradas e os atores encenam esquetes teatrais que exemplificam situação de violações de direitos, racismo, preconceito e discriminação, ao mesmo tempo em que criticam essas atitudes. Neste momento, igualmente, agentes sociais abordam os foliões e distribuem mensagens de conscientização sobre os Direitos Humanos.
Click Digital nas ladeiras do Sítio Histórico
No Carnaval de 2013 o Click Digital vai acontecer na Ribeira, das 10h às 17h, durante os quatro dias de folia, e contará com os mesmos serviços (fotografia e postagem no site), com exceção da customização e maquiagem. As imagens serão postadas na fan page http://www.facebook.com/olindaturismo.
O turista que chegar em Olinda poderá obter informações sobre a cidade na Casa do Turista, nos Quatro Cantos, e no receptivo turístico localizado no Carmo.
A partir do dia 1º de fevereiro, acontece uma “Blitz” no Aeroporto Internacional dos Guararapes. A iniciativa é uma parceria entre as prefeituras do Recife e de Olinda com o Governo do Estado. Dois bonecos gigantes de Olinda, com orquestra de frevo farão a recepção dos turistas. As apresentações acontecem no horário das 10h às 22h e seguem até o dia 08 deste mês.
Quanto ao setor hoteleiro, a expectativa é que a ocupação supere os 95% alcançados em 2012. Atualmente a cidade dispõe de 1.600 leitos, além dos imóveis particulares que são disponibilizados para aluguel.
Canal
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
subtitulo
Confira a programação completa do Carnaval de Olinda 2013: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0Ao8lLpAXRagFdF9TY2w2d2ttYlQ2VF9VQklOQkRxQ1E
assinatura
SECOM Prefeitura de Olinda
foto_credito
Divulgação
home
0
secao
0