Descrição
8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul
abre inscrições para locais de exibição
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense, lança convocatória da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que irá ocorrer de 26 de novembro a 20 de dezembro de 2013. O edital abre chamadas para locais de exibição, que poderão se inscrever até 11 de outubro.
A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é um evento que celebra há oito edições o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A Mostra dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem temas atuais de Direitos Humanos no nosso continente.
Realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Universidade Federal Fluminense / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras e do BNDES, o evento acontecerá nas 26 capitais e no Distrito Federal. Pelo primeiro ano, a mostra será realizada também em até 1.000 espaços culturais pelo Brasil, assumindo um caráter descentralizador e democrático.
A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que desde 2008 são também selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais. A Mostra promoveu em edições anteriores homenagens ao projeto brasileiro Vídeo nas Aldeias, aos argentinos Cine Ojo (produtora) e Ricardo Darín (ator), ao documentarista Eduardo Coutinho, e suas recentes retrospectivas históricas tiveram por tema “infância e juventude”, “iguais na diferença” e “direito à memória e à verdade”.
Convocatória
A 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul abre chamada para receber inscrição de quaisquer instituições e espaços culturais de todo o Brasil que tenham interesse em fazer parte do evento. Poderão participar da seleção e habilitação cineclubes; pontos de cultura; institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica; universidades; museus; bibliotecas, sindicatos; associações de bairros; telecentros; unidades do Sistema S e outras instituições quaisquer que se habilitem a exibir os filmes da Mostra a parcelas da sociedade.
A participação consiste na realização de pelo menos duas sessões de cinema, não sendo vedada a realização de mais sessões. Os locais de exibição habilitados poderão também realizar, se possível, sessões acessíveis de filmes com audiodescrição, dublagem e legendas e com tradução para Libras. A instituição habilitada receberá gratuitamente o kit contendo os filmes, inclusive os das sessões acessíveis no que se refere a audiodescrição, dublagem e legendas, a serem exibidos durante Mostra.
O evento é voltado à exibição de obras realizadas em países da América do Sul finalizadas a partir de 2011 cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos Direitos Humanos, tais como:
- Direitos das pessoas com deficiência;
- População LGBT;
- Memória e verdade; crianças e adolescentes;
- Pessoas idosas;
- População negra;
- População em situação de rua;
- Mulheres;
- Direitos Humanos, segurança pública e não-violência;
- Proteção aos defensores de Direitos Humanos;
- Prevenção e combate à tortura
- Democracia e Direitos Humanos
- Direitos do trabalhador
- Juventude
- Direito humano à moradia
- Indígenas, quilombolas e povos e comunidades tradicionais.
A ficha de inscrição para as instituições interessadas está disponível no site http://culturadigital.br/cinedireitoshumanos/, e deve ser enviada no período de 26 de agosto a 11 de outubro de 2013. A inscrição é online e inteiramente gratuita.
PARTICIPE E DIVULGUE!
8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones:
+55 21 2629.9763 (Universidade Federal Fluminense – IACS/KUMÃ)
+55 61 2025.3732 /3950 (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República)
Canal
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Descrição
A Associação Condomínio do Empreendedor Cultural – CEC (17/03/2001) é uma
associação civil, sem fins lucrativos, instituída por pessoas
físicas e jurídicas com atividades e missões semelhantes atuando
nas áreas de arte, cultura, educação, ecologia, turismo e
comunicação social, orientada por termos de cooperação técnica. Firmou-se
como um coletivo de atividades culturais agregando
profissionais e organizações da sociedade civil de forma
colaborativa para o desenvolvimento de projetos.
Seu principal objetivo é oferecer estrutura de tecnologias sociais,
recursos humanos, de equipamentos, instalações físicas e atuar
fomentando atividades de formação de habilidades na área de
cultura e sua interface, educação, patrimônio e memória, para os
agentes de cultura. Além disso, prestar consultorias específicas
tamanho
0