Descrição
Ahhhh o verão,
época de muito sol, muita praia, férias, festas, carnaval e "fuleiragem".
Este último termo é o mais apropriado para avaliarmos a decisão da EMTU, do SETRANS e dos empresários em realizar uma reunião para aumentar as passagens em até 28%, onde o usuário do anel B passaria a pagar a mais cerca de 70 centavos por passagem...onde a passagem aumentará de R$ 2,45 para R$ 3,14.
Mas 70 centavos é pouco, podem dizer alguns....
Vamos fazer um cálculo simples de padaria...
O estudante Joãozinho todo dia pega 2 ônibus para ir à escola e mais 2 ônibus para ir ao estágio, ganhar uma bolsa de R$ 300,00 para ajudar nas contas de casa, a sua mãe é dona de casa, o pai ganha a vida fazendo bicos pois está desempregado, e Joãozinho foi assaltado e está sem Passe-fácil.
Por dia este estudante pagará mais R$ 2,80, por semana mais R$ 14,00, por mês mais R$ 56,00...ou seja Joãozinho perderá cerca de 20% da sua bolsa só para pagar o aumento da passagem. E se considerarmos o valor total que ele gastará de passagens por mês será de R$ 251,20 (R$ 3,14 * 4 passagens por dia * 20 dias ao mês).
Sendo assim, só sobrarão R$ 48.80 para Joãozinho ajudar em casa, ou terá de começar a andar a pé ou gastar este dinheiro restante na parcela de uma bicicleta que terá que comprar.
Passado o cálculo de padaria...vem o teor político da medida.
Durante sua campanha, o governador Eduardo Campos assumiu o compromisso que as passagens não iriam aumentar, assim como confirmou o Presidente da EMTU Dilson Peixoto. E de repente num momento de férias escolares e prévias carnavalescas, é chamada uma reunião com este teor....muito mesquinha uma atitude como esta.
Mas os estudantes não se furtarão da disputa de idéias e mobilizações contra o aumento das passagens. Procuraremos associações de moradores, sindicatos, trabalhadores, enfim todos aqueles que utilizam o sistema público de transportes e serão diretamente prejudicados pela medida.
Queremos um prazo para analizar as planilhas e chegar a um acordo...temos o direito e o dever de questionar a margem de lucro das empresas, onde os empresário vivem chorando mas eu não me lembro de nenhuma empresa de ônibus que tenha falido
Alguém lembra ?
Precisamos criticar também o modelo do Conselho Metropolitano de Transportes Urbanos (CMTU), que possui uma representação ínfima da sociedade civil, onde os estudantes só tem 1 assento ( atualmente representados pela União dos Estudantes de Pernambuco) e que só se reúne para homologar aumentos.
O CMTU não está cumprindo o seu papel de discutir a melhoria na qualidade do serviço de transporte público, seja na melhoria na segurança, maior número de ônibus com acesso para pessoas com deficiência, melhor distribuição na malha, passe-livre ampliado para estudantes e outras parcelas da sociedade e tantos outros problemas graves do sistema.
Enfim, neste momento acontece a reunião para decidir sobre o aumento das passagens e em breve teremos novidades...provavelmente não muito boas. Sendo assim sugiro 3 ações para a rede dos Movimentos Sociais, principalmente o Movimento Estudantil:
1) Procurar os meios jurídicos para instalar uma lei que exija um prazo mínimo de 90 a 120 dias para discussão do reajuste das passagens, nos moldes da Lei das Mensalidades proposta pela União Nacional dos Estudantes através do Deputador Federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE).
2) Distribuir vales-transporte para os Conselheiros que votarem a favor do aumento...que tal fazer um "passeio" de PE 15 - Joana Bezerra às 18:00...uma "maravilha"...garanto que terão remorso de seus votos
3) Distribuir sandálias entre os Conselheiros, pois, assim como o estudante Joãozinho da "continha de padaria deste artigo" milhares de cidadãos serão impedidos de andar de ônibus e terão de gastar suas sandálias até não poderem mais.
P.S.: qualquer semelhança da estoria de Joãozinho com a realidade não é mera coincidência
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