Miniatura
Descrição
Bonecos gigantes e Cabeções saem às ruas de São Paulo
Haverá desfile com mais de 100 bonecos gigantes e cabeções que saem do Memorial da América Latina rumo ao Parque da Água Branca, no sábado. À noite, a arena se transforma em uma grande festa de tradicionais danças e batuques paulistas, de origem afro, como samba de umbigada, samba de Cururuquara e jongo, entre outras.
Neste fim de semana no XIII Revelando São Paulo mostrará o colorido e a alegria da cultura tradicional paulista em inúmeras atividades. Os destaques do sábado (19) são o XVI Festival de Bonecos de Rua e Cabeções e a IX Reiada – Encontro de Folias de Reis. O cortejo de bonecões sai às 9h do Memorial da América Latina pelas ruas de Perdizes até a chegada ao Parque da Água Branca, por volta das 12h. Nesse local, no palco montado na arena, a partir da 10h, se apresentam 40 grupos de Folias de Reis. A VII Noite dos Tambores começa mais cedo, às 17h, para apresentações de 12 grupos que executam dança e batuques de origem afro: samba de umbigada, samba de Cururuquara e jongo, entre outras.
O Festival de Bonecos de Rua e Cabeções traz grupos de Pereirões, Zé-Pereiras, bonecos gigantes (com até 3m de altura) e cordão dos bichos com bichinhos de saia para um animado cortejo nas alamedas da arena, relembrando os festejos de Momo no carnaval das cidades do interior. A tradição é mantida viva em 35 municípios paulistas.
As apresentações das Folias de Reis se prolongam durante toda a tarde. Às 15h, no espaço Figueiras, foliões acompanham a IX Festa de Cosme e Damião, que reverencia os santos de devoção protetores das crianças.
Ainda no sábado, às 16h, haverá apresentação da Corrida de Cavalhada de Catuçaba na arena do parque. A performance retrata a luta entre mouros e cristãos, difundida desde a Idade Média por Carlos Magno e os 12 pares da França. A Corrida de Cavalhada do Revelando São Paulo será encenada por cavaleiros do Distrito de Catuçaba de São Luiz do Paraitinga. Esta apresentação se repete no domingo (20), às 9h.
Durante todos os dias 80 espaços de culinária e 155 espaço de artesanatos, na arena, carros de bois, tropas de mula faz parte do evento que tem como foco revelar uma “São Paulo caipira”.
O festival realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, acontece no Parque da Água Branca até dia 20, das 9 às 21h, com entrada franca.
ServiçoRevelando São Paulo – XIII Festival da Cultura Paulista TradicionalDe: 11 a 20 de Setembro – 9h às 21h – Entrada franca
Local: Parque da Água Branca - Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca - São Paulo
Assessoria de Imprensa (no Parque)
Tel.: 3675-6237/3675-6434
Diego Dionísio – tel. 9688-8412
Licença
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Descrição
Os eventos organizados pela Abaçaí não só levam um trabalho acabado para o desfrute dos mais diversos grupos sociais, como também recebem e orientam os interessados em atuar conjuntamente.
Além de divulgar os trabalhos de pesquisas realizadas, levando a um público diferenciado informações sobre as manifestações populares no Brasil, seus eventos se inscrevem também nas iniciativas pela Cultura de Paz.
Aqui são apresentados, de forma resumida, alguns dos projetos da Abaçaí que se encontram em fase de captação de recursos.
São projetos que se encontram enquadrados na Lei de Incentivo à Cultura, e têm como premissas básicas:
• sua estreita vinculação com as iniciativas pela Cultura de Paz;
• a divulgação de aspectos pouco conhecidos em nosso Estado e em nosso país, reforçando nossos elementos identitários;
• a consolidação, pela via da ação cultural, do acesso à produção e à fruição culturais.
Coletivo
tamanho
0