Miniatura
Descrição
O IAMAR – Instituto de Pesquisas Culturais Adriano Marcena inaugurou sua sede na última sexta-feira, dia 30 de outubro. A cerimônia foi iniciada pelo idealizador e Presidente de Honra do IAMAR, Adriano Marcena que elencou as justificativas para a criação da instituição e passou a palavra para o Diretor-presidente Tony Apolinário que falou em nome da Diretoria Executiva do instituto para um público presente de mais de cem pessoas. Uma das metas do IAMAR é a criação da biblioteca comunitária da entidade, realização de cursos, oficinas, palestras e treinamentos voltados para a área cultural. No segundo semestre de 2010 está planejando o Seminário de Filosofia da Cultura, sob a coordenação do filósofo Tony Apolinário. O primeiro projeto da Instituição será a publicação do Dicionário da Diversidade Cultural Pernambucana, de Adriano Marcena, obra que obteve reconhecimento do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco e tem lançamento previsto em Pernambuco para maio de 2010.Estiveram presentes ao evento: Sérgio D. Lemos, artista plástico; Vladimir Rodrigues de Freitas, consultor em patrimônio da Fundarpe; Fernando Carmino, roteirista; Jaísa Farias, arte-educadora; Toninho, da Fundaj; Luíza Modesto, jornalista; Zeh Rocha, cantor e compositor; Jadson de Pádua, diretor-presidente do Jaboatão em Foco; Clébio Marques, vice-presidente da Artepe – Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco; Feliciano Felix, ator, produtor cultural e assessor do Deputado Federal Paulo Rubem Santiago (PDT); Osman Sollos, cantor e compositor; Marquinhos, percussionistas, além de Luciana Araújo, consultora do IAMAR, Chico de Lima, da Fundarpe e Raimundo Bodé, professor de História.Dia 20 de novembro, o Presidente de Honra do IAMAR, escritor, dramaturgo e historiador Adriano Marcena receberá o Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco pelo conjunto de sua obra.
Canal
Tag
adriano marcena | cultura pernambucana | diversidade cultural | iamar | instituto de pesquisas culturais adriano marcena
Licença
Sistema de Origem
PENC
Autor/a
Descrição
Adriano Marcena nasceu no Recife-PE. Estudou teatro no Curso de Formação do Ator, UFPE e também é licenciado em História. Publicou: Trilogia da Miséria Humana (1995), A Ópera do Sol - Uma Odisséia Nordestina no Sertão Pernambucano - Ópera-repente (Prefeitura da Cidade do Recife, Conselho Municipal de Cultura,1998), Jaboatão Histórias e Lutas (Ed. Autor, 2001), Teatro Completo Um: textos para 1,2 e até 3 atores (BNB Cultural), Dicionário da Diversidade Cultural Pernambucana (2010), Mexendo o pirão (Funcultura, 2012) Dicionário Escolar da Diversidade Cultural Pernambucana - livro Digital(Funcultura, 2014)e Raspando Tacho - Comida e cangaço(Funcultura, 2012). Recebeu o Prêmio Nacional de Estímulo à Dramaturgia, outorgado pela FUNARTE/Ministério da Cultura do Brasil para a obra A Ópera do Sol, em 1996, o Prêmio Elpídio Câmara de Teatro concedido pelo Conselho Municipal de Cultura da cidade do Recife e o Prêmio Nacional Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010, para mesma obra. Atualmente é Presidente da Academia de Letras do Jaboatão dos Guararapes - ALJG.
Coletivo
tamanho
0
foto_credito
Foto: Adriana Oliveira.
foto_legenda
Zeh Rocha, Jaísa Farias, Adriano Marcena e Toninho, na inauguração da sede do IAMAR.