Miniatura
Descrição
Registro do momento de visita técnica e reunião promovida pela Projetos 21 no Quilombolo, onde fomos recebidos por Pedro e sua família que são remanescentes de família pioneira na Área de Proteção Ambiental - APA do Curiaú, no município de Macapá, capital do AP. Sua mãe Dona Francisca é uma das mais antigas moradoras do Quilombo. Filha de Benedito Antonio Ramos e Benedita Carlota Ramos, que viveram na região há mais de 100 anos atrás. O Pedro é músico e artesão conhecido e reconhecido por sua produção de Tambores de Marabaixo, sendo líder do Grupo de batuqueiro Marabaixo Raízes do Bolão. Já se apresentou em vários eventos nacionais e internacionais como na Alemanha, dentre outros. Fortalece o rito religioso da Mostra de São Joaquim que é uma importante festa de 10 dias todos os anos em agosto, com uma tradição de mais de 200 anos, uma homenagem aos antepassados da Comunidade Negra e sua saga no extremo norte da Floresta Amazônica. A visita resgata um primeiro momento que aconteceu em 2003 quando era coordenadora de curso de Turismo em Macapá e fui convidada, estendendo o convite aos docentes e discentes da Faculdade SEAMA, para inauguração da Biblioteca da Escola do Curiaú. Na ocasião fomos em mais de 40 pessoas prestigiar em uma noite de chuva torrencial, toda a festança, dos discursos, da apresentação do teatro com a peça O Sítio do Pica-pau Amarelo (adaptado por quilombolas da obra literária de Monteiro Lobato) até o Rito da Ladainha, onde os afro-descendentes mais antigos e lideranças, cantaram em latim. Um noite memorável para o meu primeiro contato com uma autêntica Comunidade Quilombola. A visita é um passo de empoderamento de pessoas, também dentro do trabalho da Waku'mã e de Responsabilidade Social da Projetos 21.
Canal
Tag
ap | centro cultural raízes do bolão | pedro santos | tambores dança popular quilombo amazônia folclore
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Descrição
Produtora Cultural com sede na Amazônia, em Porto Velho / RO, é uma das células do Projeto Waku'mã que foi idealizado e criado por Paulinho Rodrigues e existe há 17 anos. Paralelamente, Paulinho Rodrigues e Banda Waku'mã realizam um trabalho com música raiz, objetivando o resgate de ritos, mitos e lendas da Amazônia, através de toadas de boi bumbá e apresentações do Grupo Waku'mã de Danças.
A outra célula da Waku'mã é a prestação de serviços de consultoria e capacitação em diversas áreas juntamente com a Projetos21, cujos temas são transversais fundamentados no tripé - Cultura, Ambiente e Social, com projetos realizados tanto na Amazônia brasileira como em outras regiões do Brasil, como o Sudeste, atualmente em São Paulo na Serra da Mantiqueira e Costa da Mata Atlântica, através da Consultora de Projetos Profa. Alba Rodrigues.
tamanho
0