Miniatura
Descrição
Seu Miguel é um artesão nato, um autodidata, com seu curso primário incompleto, cria 'engenhocas' - equipamentos criados e construídos por ele para os seus trabalhos. Pioneiro na pesquisa empírica sobre a fibra da bananeira no Brasil, foi um dos primeiros trabalhos com cúpulas de abajures para decoração. Há 14 anos produz cúpulas de abajur que já ganhou o mundo, com países como Austrália, Inglaterra, dentre outros, do que se tem notícias. Conhecemos seu trabalho desde o início e em 1998 apoiamos a sua participação no Prêmio Rolex, Geneve/Suíça. Realizamos a sua inscrição (projeto) que foi aceita no Prêmio Rolex, e isso já é uma referência para o portfolio do Seu Miguel da Agroarte. Com sua intuição já criava uma transversalidade de temas sem saber, pois seu projeto une a Arte e o Meio Ambiente. Sempre trabalhando com resíduos da bananeira, pois o tronco era jogado fora, sua preocupação com o meio ambiente foi um princípio desde o início, até conseguir a Licença Ambiental da Cetesb para continuar e ser reconhecido ambientalmente como um projeto que presa e se preocupa com o Meio Ambiente. Na área social, gera alguns empregos locais o que melhora a renda e o padrão social no município que tem aproximadamente 10 mil habitantes. Acompanhando a evolução do Seu Miguel, também o levamos à Ripasa para conhecer o processo da fabricação do papel (2000), pois o mesmo queria fazer tecido a partir da fibra da bananeira. A pesquisa esta em estado avançado e aberta à potenciais investidores, um projeto ousado que transita entre e arte, cultura, moda e meio ambiente. Um projeto que é exemplo de negócio verde e que pode mudar as relações de mercado, quando pensarmos que juntos podemos obter êxito com iniciativas que trabalhem de fato um desenvolvimento fundamentado no respeito à natureza e geração de renda para uma política de inclusão e amor à vida. A Waku´mã juntamente com a Projetos 21, apoia essa idéia.
Canal
Tag
arte decoração | artesanato fibra de bananeira | cultura da mantiqueira | meio ambiente | negócios verdes | reciclagem | saber popular
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Descrição
Produtora Cultural com sede na Amazônia, em Porto Velho / RO, é uma das células do Projeto Waku'mã que foi idealizado e criado por Paulinho Rodrigues e existe há 17 anos. Paralelamente, Paulinho Rodrigues e Banda Waku'mã realizam um trabalho com música raiz, objetivando o resgate de ritos, mitos e lendas da Amazônia, através de toadas de boi bumbá e apresentações do Grupo Waku'mã de Danças.
A outra célula da Waku'mã é a prestação de serviços de consultoria e capacitação em diversas áreas juntamente com a Projetos21, cujos temas são transversais fundamentados no tripé - Cultura, Ambiente e Social, com projetos realizados tanto na Amazônia brasileira como em outras regiões do Brasil, como o Sudeste, atualmente em São Paulo na Serra da Mantiqueira e Costa da Mata Atlântica, através da Consultora de Projetos Profa. Alba Rodrigues.
tamanho
0