Descrição
No Dia 13 de maio 2007 foi inaugurado a biblioteca e o estúdio de gravação. que já gravo mais de 30 grupos culturais da região da mata norte um deles forão os cabocbilhos de goiana .
A inauguração festejada pelos os grupos do ponto de cultura,
samba de maracatu, coco e os emboladores Caju & Caetano.
“Samba maioral, onde é que você se meteu antes de chegar na roda meu irmão. A responsabilidade de tocar o seu pandeiro é a responsabilidade de você manter-se inteiro. Por isso chegou à hora dessa roda começar. Samba makossa da pesada, vamos todos celebrar. Cerebral, é assim que tem que ser. Maioral é assim que é, bom da cabeça e um foguete no pé. Samba makossa sem hora marcada, é da pesada. Samba, samba, samba, samba...”
Chico Science
A poesia de Chico Science na música Samba Makossa traduz ipisis literis o momento histórico vivido pelos que fazem o Ponto de Cultura Estrela de Ouro, na cidade de Aliança, zona da mata de Pernambuco. Lá, onde a miséria impera, fazer arte é mais que uma resistência, é uma brincadeira que entorpece a mente e o corpo das mulheres e homens, acostumados ao massacre imposto pelo corte da cana. Por anos, o samba que esse povo faz e anima as rodas nos terreiros, ficou relegado ao esquecimento assim como outras manifestações. Existem poucos estudos sobre essa problemática na Zona da Mata, mas é fato o descaso não apenas dos pernambucanos, mas dos brasileiros. Samba de maracatu, samba de coco, samba curto, samba de embolada. Ou seja, samba makossa da pesada, que agora chega na roda e da roda passa para o estúdio e do estúdio ganha o mundo. Dia 13 vamos celebrar na Festa de Terreiro o samba maioral.
Canal
Sistema de Origem
PENC
Autor/a
Descrição
O Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança é um projeto financiado com recursos do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, através do FNC – Fundo Nacional de Cultura e pelo Governo do Estado de Pernambuco, através do FUNCULTURA – Fundo de Incentivo a Cultura da Secretaria de Educação e Cultura. Apoiam o projeto o Promata e a Prefeitura Municipal de Aliança.
Localizado na PE – 62, no sítio Chã de Camará, o Ponto de Cultura Estrela de Ouro é um ambiente que carrega uma importante história da cultura popular e o surgimento de grupos de forte expressão da música pernambucana. Nesse local o Mestre Batista criou o Cavalo Marinho e o Maracatu Estrela de Ouro e, depois, José Lourenço, seu filho, criou o Coco Popular de Aliança e a Ciranda Rosas de Ouro.
Diversas ações já estão sendo desenvolvidas com a comunidade do Sítio Chã de Camará. Os resultados dessas atividades começam a aparecer e em breve serão lançados diversos produtos com grupos culturais do Ponto de Cultura Estrela de Ouro.
No ano de 2000 o professor Severino Vicente da Silva, coordenador do Ponto de Cultura Estrela de Ouro, realizou uma pesquisa com diversos mestres da cultura popular no sítio Chã de Câmara, transformada no livro “Festa de Caboclo”; o Maracatu Estrela de Ouro está participando do projeto “Toques e Trocas” que é produzido por Afonso Oliveira, produtor do Ponto de Cultura, e, em setembro
Coletivo
tamanho
0