-
-
"O importante é ser feliz" - Oficina de Vídeo, Natal (RN).
Descrição
"O Curta é uma ficção que explora a desigualdade e o preconceito no que dizem respeito à sexualidade de uma maneira geral".
Esse filme foi produzido na oficina de vídeo realizada no encontro de conhecimentos livres (ECL) na UnP (Universidade Potiguar), em Natal (RN), no período de 17 a 20 de março de 2009.
A Oficina foi ministrada pelo oficineiro de vídeo Wakko Nobre, do CDTL (centro de desenvolvimento em tecnologias livres) e esse produto final foi roteirizado, filmado e produzido pelos participantes da oficina.
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Descrição
Wiki --> wiki.tecnologiaslivres.org
A cidade do Recife sedia o primeiro Pontão de Cultura Digital de Pernambuco, o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres. O CDTL tem como área de abrangência e operação os nove estados do Nordeste, contando com recursos que contabilizam R$ 555 mil, advindos do Ministério da Cultura, através do programa Cultura Viva, e da contrapartida do Centro de Formação do Educador Popular Maria da Conceição, situado no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade. O principal objetivo do CTDL é instrumentalizar os Pontos de Cultura já em atividade na região para fortalecer a economia da cultura local, estimulando assim a geração de emprego e renda.
O CDTL foi pensado como ator fortalecedor e catalisador dos pilares culturais estimulados pelo Ministério da Cultura, sendo eles os segmentos antropológico, simbólico e econômico. Portanto, além do desenvolvimento e pesquisa em tecnologias livres e da capacitação dos usuários para utilização dos softwares livres com foco em multimídia, o projeto pretende dar visibilidade às redes de informação, articulação e cultura já existentes, formadas através das cinco diretrizes do Programa Cultura Viva – Pontos de Cultura, Cultura Digital, Agente Cultura Viva, Griôs e Escola Viva – assim como outros grupos organizados da sociedade civil.
Linhas de atuação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres:
b) A realização de metareciclagem – metodologia de reaproveitamento do refugo de equipamentos de informática;
c) Produção e distribuição de conteúdo audiovisual, bem como incentivo à produção a partir dos Pontos de Cultura direcionada às TVs públicas;
d) Pesquisas sobre formatos de produção audiovisual e gerenciamento da TV pública/digital;
e) Criação de um selo independente como principal ação de incetivo ao uso de licenças de bens culturais;
f) Desenvolvimento de uma plataforma de ensino à distância a ser usada na capacitação de multiplicadores dos Pontos de Cultura do Nordeste.
Política pública - O projeto pretende dar continuidade à diretriz de Cultura Digital do projeto Cultura Viva, iniciada em 2003. Através desta linha de atuação passou a se promover o uso do software livre e ações que permitam a circulação de informação e criação de bens culturais. As primeiras ações no Nordeste começaram em 2005, com o mapeamento dos Pontos de Cultura então atuantes, articulação de atividades, capacitação dos integrantes dos Pontos multimídia com software livre, incentivo à multiplicação de conhecimento e fornecimento de suporte técnico e conceitual.
Nesta nova etapa da ação Cultura Digital, os nove Pontões de Cultura Digital - situados nos estados de Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo - agirão coordenadamente, aproveitando as potencialidades e objetivos específicos de cada um. O trabalho tende a avançar na escala do conhecimento e das iniciativas que vêem sendo realizadas desde então.
As palavras-chaves na construção dessa rede são fortalecer, estimular e aproximar. As ferramentas de produção, difusão e desenvolvimento já existem, os Pontos já traduzem a cultura e produzem elementos, ritmos e manifestações culturais há muito, e a idéia da instrumentalização é conseguir amalgamar essa estrutura.
arquivo_original
video_457.flv
tamanho
38