Miniatura
Descrição
Professor e escritor Severino Vicente da Silva escreve artigo sobre a Usina Cultural Estrela de Ouro
USINA CULTURAL
Os anos recentes anos vividos em Chã de Camará tem nos mostrado que as mudanças ocorrem em nossas vidas e ao nosso redor. A vida na área rural é monótona, seguindo o caminho do sol e os anos se repetindo. Muitas gerações passam e os netos vivem como os pais, ou ao menos pensam como eles. Nada parece mudar e imaginamos que não adianta pensar em ser ou fazer diferente. Mas se olharmos ao nosso redor podemos verificar que esse pedaço de terra conhecido antigamente como Três Vendas, como a entrada para Upatininga, cada vez mais vai sendo conhecido como Chã de Camará, o sítio onde está o Ponto de Cultura Estrela de Ouro, do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança. Foi assim que a mudança começou a ocorrer. O Maracatu
Estrela de Ouro quis ser um Ponto de Cultura.
Um Ponto de Cultura é o lugar onde as pessoas se encontram para traçar experiências e fazer as artes que sabe, e transmitir as artes que sabem fazer.
Aqui as pessoas sempre fizeram cultura: agricultura, cultivo da terra para a produção de macaxeira, inhame, banana, batata, jerimum, além da atividade no plantio e corte da cana e na produção do açúcar nas usinas.
As usinas que dominam a vida de quase todos que aqui estão presentes, pois a maioria dos presentes têm gasto sua vida nos trabalhos desde a preparação da terra até a chegada da cana nas usinas, quase nunca se preocupam com os nossos espíritos. Nas usinas aprendemos que há mestres para muitas atividades e, fora delas muitos se tornaram mestres em atividades que não interessavam aos donos de engenhos e usinas produtoras de açúcar de cana. As usinas de açúcar ou álcool estão preocupadas na produção de uma riqueza material, necessária para a manutenção da vida.
Mas nós somos mais que matéria, e produzimos idéias, produzimos sonhos e novos objetivos da vida. Por isso o Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança começa hoje fazer fu
Canal
Sistema de Origem
PENC
Autor/a
Descrição
O Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança é um projeto financiado com recursos do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, através do FNC – Fundo Nacional de Cultura e pelo Governo do Estado de Pernambuco, através do FUNCULTURA – Fundo de Incentivo a Cultura da Secretaria de Educação e Cultura. Apoiam o projeto o Promata e a Prefeitura Municipal de Aliança.
Localizado na PE – 62, no sítio Chã de Camará, o Ponto de Cultura Estrela de Ouro é um ambiente que carrega uma importante história da cultura popular e o surgimento de grupos de forte expressão da música pernambucana. Nesse local o Mestre Batista criou o Cavalo Marinho e o Maracatu Estrela de Ouro e, depois, José Lourenço, seu filho, criou o Coco Popular de Aliança e a Ciranda Rosas de Ouro.
Diversas ações já estão sendo desenvolvidas com a comunidade do Sítio Chã de Camará. Os resultados dessas atividades começam a aparecer e em breve serão lançados diversos produtos com grupos culturais do Ponto de Cultura Estrela de Ouro.
No ano de 2000 o professor Severino Vicente da Silva, coordenador do Ponto de Cultura Estrela de Ouro, realizou uma pesquisa com diversos mestres da cultura popular no sítio Chã de Câmara, transformada no livro “Festa de Caboclo”; o Maracatu Estrela de Ouro está participando do projeto “Toques e Trocas” que é produzido por Afonso Oliveira, produtor do Ponto de Cultura, e, em setembro
Coletivo
tamanho
0