Descrição
Há poesia nas cordas.
Carrega consigo o sentimento e a inspiração do improviso instrumental, marcado pelo conceito do repente e seus versos soltos na hora.
Canal
Tag
fole assoprado | maestro forró | opbh | são joão | saraiva
Licença
Sistema de Origem
PENC
Autor/a
Descrição
Desde que foi criada pelo Maestro Forró em 2002, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) ultrapassa as características sonoras de um grupo musical. Em cena, o regente que desburocratiza, desmitifica e desconstrói a figura sisuda de grande parte dos maestros, ganha cada vez mais espaço e reconhecimento na nova cena da música brasileira. No palco, Francisco Amâncio da Silva vive o personagem Maestro Forró. Transforma-se em batuta de corpo inteiro. Estímulo e experiência teatral que comandam os músicos da partitura aos pés.
A OPBH faz arte apurada para os olhos e ouvidos. É resultado do trabalho de educação musical realizado pelo maestro com moradores/ músicos do bairro, localizado na Zona Norte do Recife.
Pelas mãos deste maestro, que veste roupas irreverentes e preza pela comunicação direta com o público, a comunidade aprendeu a respirar auto-estima e valorizar as raízes e talentos de suas tradições. Coco-de-roda, maracatu, caboclinho, reisado, xaxado, xote, frevo e samba abrem um canal direto com outras manifestações e ritmos do mundo para se transformar em um som único, uma música “bombense”, como o próprio Forró define.
Coletivo
tamanho
0