Miniatura
Descrição
Quando se fala em cultura e semi-árido vêm logo a nossa mente sandálias de couro, artesanato, bonecas de pano, reisado, cordel. Mas será que é só isso? Será que as manifestações culturais são as mesmas por todo o semi-árido nordestino?
Ninguém melhor para falar da cultura de cada lugar do que aqueles que vivem lá. Pensando assim, o Pontão de Cultura “Rede Boca no Trombone - a cultura do semi-árido navegando nas ondas do rádio”, projeto executado pela Ong Catavento Comunicação e Educação, deu início à formação da Rede de Correspondentes Cultura Viva, que vai contar com, aproximadamente, 220 integrantes dos Pontos de Cultura do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
A primeira oficina de formação da Rede aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto, em Fortaleza (CE). Mais de 70 jovens de 22 Pontos de Cultura participaram do encontro, dando sugestões para a construção de um programa de rádio que tem como objetivo mostrar as diversas manifestações culturais do semi-árido.
“O melhor é a produção de informação de diversos realizadores culturais sobre suas realidades, diferente do que acontece geralmente em grandes meios de comunicação”, comenta Lucas Vieira, educador jovem do Ponto de Cultura Artes de Verdes Mares, da ONG Encine, em Fortaleza.
A partir das oficinas, espera-se articular os jovens para que produzam em parceria com o Pontão de Cultura Rede Boca no Trombone um programa de rádio, participando de reuniões de pauta online (bate-papo) com integrantes dos Pontos de Cultura dos três estados e enviando matérias para o programa.
A meta é produzir 32 programas de rádio, que serão disponibilizados na internet pela webrádio do Ministério da Cultura (MinC) e outros canais. Além da veiculação do programa na internet, a idéia é que os próprios pontos de cultura consigam espaço na programação local, não apenas com a intenção de divulgar os programas, mas também de sensibilizar os radialistas para a cobertura da cultura local.
As próximas oficinas de formação da Rede de Correspondentes Cultura Viva acontecem em setembro, no Piauí, e em outubro, no Rio Grande do Norte. As reuniões de pauta online são realizadas toda terça-feira em dois horários, às 9h e às 15h. Os programas de rádio serão veiculados a partir em outubro.
Texto: Pontão de Cultura Boca no Trambone
Sistema de Origem
Iteia
subtitulo
Pontão de Cultura cearense capacita Pontos de Cultura do CE, PI e RN
assinatura
Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura
foto_credito
divulgação/Boca do Trambone
foto_legenda
Mais de 70 jovens de 22 Pontos de Cultura participaram do encontro
home
0
secao
0